- Diocese de Valadares - http://diocesevaladares.com.br -

A Cúria

A Mitra é a responsável por toda a administração pessoal, financeira e contábil diocesana. Fazem parte da Mitra a Procuradoria, Tesouraria e a Contabilidade da Diocese.

“Administrar é, essencialmente, organizar. Assim, um gestor de patrimônio ou um gerente de serviços terão êxito na medida que aprofundarem conhecimentos e aplicarem técnicas organizacionais que qualifiquem suas ações perante as atuais exigências quanto ao produto, em geral, e particularmente em nosso caso, quanto a eficiência no serviço.

Administrar é, também, prover. Este papel de provedor é inerente àquele que se ocupa da gestão do patrimônio e dos serviços da comunidade. Assim, executando e delegando tarefas, o administrador ou organizador da comunidade eclesial vincula e amplia responsabilidades pela preservação e crescimento da mesma.

A história das nossas comunidades confirma a importância da organização como uma necessidade inerente à sua própria natureza institucional. Tudo, ou quase tudo que temos se originou da bondade e generosidade de doadores de bens e serviços estruturados no ritmo próprio de cada comunidade e do seu jeito espontâneo e informal de se inserir na sociedade organizada.

A estruturação do organismo eclesial, no contexto da sociedade hodierna, está a exigir, de todos nós, posturas de competência, legitimidade nas ações e preparo para novos desafios.

Com estas considerações, as comunidades ampliam sua visão de presente e futuro, fundamentando as necessárias ações preventivas em favor do crescimento do seu patrimônio.

Este patrimônio é um legado constituído, historicamente, pelos imóveis, edificações, bens tombados, mobiliários, bibliotecas, museus, acervos de arte sacra, documentos em arquivos ou avulsos, utensílios sacros e de valor histórico e outros bens. Mas agregam-se também esta herança a cultura, a arte, a filosofia institucional, os diversos serviços e outros valores, não mensuráveis, o chamado patrimônio imaterial, que merece respeito porque constitui a essência da verdadeira identidade destas porções do Povo de Deus.”