Notícia da Diocese

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA – ANO 2017

Autor:

Tema: Família, uma luz para a vida em sociedade

Do dia 13 ao dia 19 de agosto de 2017, acontece a Semana Nacional da Família, nas paróquias e comunidades de nossa Diocese e de todo o Brasil. É uma semana muito abençoada, pelo fato de conscientizar os fiéis sobre a vocação matrimonial e familiar.

Neste ano, a reflexão focalizou a família como luz para a vida social na certeza de que a família não é problema, mas solução para a Igreja e a Sociedade, por ser o núcleo basilar destas duas instituições humanas fundamentais.

Porém, quando a família se desajusta e desagrega, a vida em sociedade fica conturbada e surge a divisão, o conflito e a violência. A crise ética e a corrupção que hoje em dia corroem a sociedade brasileira, levando à crise institucional e ao assalto dos cofres públicos, tem como causas, entre outras: a ausência da educação familiar, o esquecimento de valores fundamentais e a deformação da consciência.

Em nosso País, uma política equivocada em relação à família tem provocado o esfacelamento e a fragilização do núcleo familiar. Mas só será possível sair dessa situação caótica com políticas familiares que respeitem a participação e a mobilização das famílias como sujeitos sociais, com capacidade de cooperar na transformação da sociedade atual numa sociedade mais humana, fraterna, acolhedora e solidária.

Dom Félix

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido