Obras Sociais

Centro Educativo e Social São José de Calasanz

O Grupo Gente Nova foi fundado em 1963, por iniciativa do Padre Eulálio Lafuente e alunos do Colégio Ibituruna, tendo como objetivo atender as necessidades materiais, educativas e pastorais do bairro Carapina, um dos mais carentes em aquela época, de Governador Valadares.
O trabalho era bastante amplo: realizavam visitas e cadastro das famílias, trabalhavam na educação e geração de renda, ofereciam palestras sobre diversos temas, eram responsáveis pela catequese e a formação de catequistas, participaram na construção da escola, da chegada ao bairro: da água, da luz, das ruas e das escadas.

No ano 1993, foi inaugurado o Centro de Apoio ao Menor São José de Calasanz que acolheu a maior parte das atividades até o ano 2006. Durante esses anos, o trabalho consistiu em:
– Oferecer com educadores contratados e voluntários atividades como o bordado, o inglês, a capoeira e a computação.
– Oferecer abrigo para menores de rua;
Oferecer cursos profissionalizantes;
– Oferecer à comunidade atendimentos médicos e psicológicos;
– Acolher a medida sócio-educativa de Semiliberdade;
– Dar assistência social às famílias;
– Participar da Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) com a marcenaria;
– Promover o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
– Desenvolver o Programa Casa Lar

Em 2007 foi então inaugurado o novo Centro Educativo e Social São José de Calasanz, concentrando a maioria dos projetos sociais desenvolvidos pela entidade e gerenciando as Casas Lar Esperança e Alegria.

Em 2008, o Grupo Gente Nova passou a formar parte da rede solidaria ITAKA ESCOLAPIOS desaparecendo como entidade independente e passando juridicamente a formar parte da Ordem Religiosa das Escolas Pias como entidade mantida.

Em 2014 passa a ser entidade independente, com o CNPJ e razão social próprio, e com 3 filias em Belo Horizonte, Governador Valadares e Serra (Espirito Santo0

Infraestrutura
O Centro possui 2.500 m2 de área construída com 3 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de estética, sala de dança, salão multimeios, biblioteca, cozinha semi-industrial, amplo refeitório, quadra poliesportiva coberta com vestiários, praça central, terraço coberto, playground, salas de atendimento e administração

Projetos sociais desenvolvidos

PROGRAMA SOCIALIZAÇÃO
O objetivo é contribuir para que crianças e adolescentes tenham assegurado seus direitos à proteção social básica. O programa busca ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidade e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. O programa oferece/articula atividades lúdicas, culturais, educativas e esportivas como forma ocupação do tempo livre (contraturno escolar) de crianças, adolescentes e jovens de 10 a 18 anos. Inclui os seguintes projetos: “Esporte e Recreação”, “Biblioteca Comunitária” e “Artístico Cultural”.

PROGRAMA CASA LAR
É um programa de acolhimento provisório a crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar. Proporciona cuidados de qualidade, condizentes com os direitos e necessidades físicas, emocionais e sociais dos educandos. O atendimento é realizado em unidades residenciais, onde há a presença da mãe social que se responsabiliza pelos cuidados das crianças e adolescentes, estabelecendo uma relação afetiva estável e saudável, promovendo hábitos e atitudes de autonomia e de interação social com a comunidade. O trabalho se estende às famílias que recebem acompanhamento visando o retorno dos filhos ao lar. É um programa de acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, em regime de coeducação, priorizando grupo de irmãos, sob medida de proteção (conforme art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e em situação de risco pessoal e social, encaminhados pela vara da infância e juventude e pelo Conselho Tutelar. São duas casas lar: Esperança e Alegria.

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO SOCIOPROFISSIONAL

Promove cursos de capacitação profissional a partir dos 16 anos para a formação para o mercado de trabalho nas áreas de imagem pessoal, informática e outras. O Programa é uma parceria com o PRONATEC e em 2013 foi executado em parceria com o SENAC.
PROGRAMA ARTESANATO
O programa busca contribuir com amelhora da autoestima, a qualidade de vida e a geração de renda de mulheres de baixa renda e/ ou em risco pessoal e/ou socialm da comunidade do entorno. Promove oficinas de artesanato e corte e costura para mulheres da comunidade em geral ou para mães de alunos atendidos pelos diversos programas do Centro. O programa tem como foco a capacitaçã e a produção de peças artesanais e aprendizagem em corte e costura visando a geração de renda para as participantes e suas famílias.

PROJETO JORNADA AMPLIADA
O Projeto Jornada Ampliada é uma prática educativa e lúdica com uma proposta de vivência e troca de experiências e aprendizado entre educador e educando tendo como ponto de partida a realidade das crianças e adolescentes, sobretudo aqueles vivendo em risco de trabalho infantil. Visa atender, principalmente, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal, sempre articulado com as relações familiares, desenvolvendo atividades que desenvolvam a criatividade, o espírito crítico, a expressão dos sentimentos e principalmente a formação cidadã. As atividades são realizadas no contraturno escolar, no período em que a criança ou adolescente não se encontram na escola. Ao todo as crianças participam de segunda a sexta e durante 4 horas diárias.

 

Equipe técnica
Compõem a equipe técnica profissionais das seguintes áreas, além de equipe de suporte:
– Assistente Social
– Auxiliar de Contabilidade
– Coordenador Projetos Sociais
– Coordenador de Informática
– Diretor Pedagógico
– Mãe social
– Mãe social substituta
– Professor de artesanato
– Psicóloga

Endereço:
Centro Educativo e Social São José de Calasanz
Rua Carlos Chagas, 66 – Santa Helena
Governador Valadares – MG CEP 35059-130
Telefono: (33) 3276.6220
E-mail: [email protected]

Seja um colaborador! Seja um voluntário!

(33) 9108.9366 (Xavier Galarza)
(33) 8852.0630 (Amarildo Mafalda)
(33) 9104.8658 (Patricia Bicalho)

 

Telefone:
(33) 3276-6220
E-mail:
[email protected]
Endereço:
Carlos Chagas, 66
Bairro:
Santa Helena
Cidade:
Governador Valadares, Minas Gerais
País:
Brasil
CEP:
35.065-130