Paroquias

Paróquia Catedral de Santo Antônio – GV

Uma igreja em constante mudança, sem perder nunca a simples e marcante forma de evangelizar e de acolher todos que chegam a ela. Na Catedral de Santo Antônio é impossível não se encantar com o zelo pelo altar e por tudo que o cerca. Detalhes que enriquecem as celebrações eucarísticas e toda a evangelização que acontece cotidianamente no local. Para se ter uma idéia, só nos finais de semana uma média de cinco mil pessoas participam das Missas, que são celebradas em horários variados, com o objetivo de atender a todos os paroquianos. Mas além das celebrações eucarísticas dos finais de semana, a catedral conta com missas diárias, e outras diversas atividades contínuas dos movimentos e pastorais. Atividades que levam a palavra de Deus aos jovens, adultos, crianças e idosos. São grupos como o ECC (encontro de casais com Cristo), EAC (encontro de adolescentes com Cristo), o grupo de Jovens Kerigma, grupo de oração fonte de Água Viva, catequese e outros ministérios, como os de música. E todo o engajamento dos paroquianos faz com que a igreja esteja em constante crescimento.

Mas além da Catedral, a paróquia Santo Antônio está presente em outras realidades, como a capela Sagrado Coração de Jesus, que fica na Minas Gerais, a principal avenida da cidade, bem no centro comercial. Um refúgio para as muitas pessoas que trabalham no comércio ou que passam pelo centro diariamente. O local, inaugurado em 17 de dezembro de 2007, vem facilitar o acesso à Jesus eucarístico por quem está na região central, já que não há capelas ou mesmo Igrejas por perto. Atualmente são celebradas missas no horário de 12h15, que coincide com o intervalo do almoço, além de outros momentos de oração.

Uma outra linha de evangelização é através dos trabalhos sociais desenvolvidos na comunidade do bairro São Tarcísio, através do Centro de convivência São Tarcísio. O centro existe há pouco mais de três anos e reúne atividades voltadas ao social. São oficinas de artesanato, qualificação profissional, tudo para levar aos moradores a oportunidade de ampliar os conhecimentos e transformar as habilidades em geração de renda. O trabalho de educação e esporte com as crianças também é uma marca do centro de convivência.Destaque para a biblioteca, que possibilita aos meninos e meninas do bairro entrar em contato com o mundo da literatura.

A paróquia Santo Antônio que tem hoje 96 anos de fundação, prova por estes diversos trabalhos de evangelização que tem a força do jovem, aliado a experiência de quem já viveu muito. Desde 2004 tem como pároco o Pe. Francisco Vidal. Depois de ordenado e de exercer o ministério na paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Isa, decidiu dar continuidade aos estudos, e fez um mestrado em Teologia Moral, na universidade Lateranense, em Roma, Itália. Quando voltou ao Brasil, assumiu o Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, e depois a Paróquia Catedral de Santo Antônio. E unindo conhecimento científico com a fé o carisma próprio tem feito crescer cada vez mais a espiritualidade da Catedral. Assim que assumiu a paróquia tratou de fortalecer os movimentos e pastorais já existentes e implantar novos trabalhos. Uma das primeiras ações foi a criação do informativo catedral, que traz as atividades realizadas.

Destaque também para o fortalecimento da trezena de Santo Antônio, as tradicionais barraquinhas, e as reformas na igreja, entre elas a adequação da Capela do Santíssimo, construção dos banheiros, implantação do sistema de ar condicionado, e recentemente, a troca dos vitrais, que trouxe para a catedral uma beleza singela, que tem chamado a atenção dos fiéis.

Setor:
Setor V
Telefone:
Telefone: (33) 3271-3569.
E-mail:
[email protected]
Endereço:
Praça Dom Manuel Nunes Coelho, 43
Bairro:
CENTRO
Cidade:
Governador Valadares , Minas Gerais
CEP:
35.001-970
Horários de Missa:
Domingo
07:00h, 20:00h, 18:00h, 09:30h
Segunda
06:30h
Terça
06:30h
Quarta
06:30h
Quinta
06:30h
Sexta
06:30h
Sábado
19:30h, 06:30h