Paróquia São Geraldo – São Geraldo da Piedade

Conhecida como “Aldeia dos Índios”, devido aos índios que ali vivia, São Geraldo da Piedade, fundada em 1962, está localizada no estado de Minas Gerais, no vale do Rio Doce a 70 km de Governador Valadares-MG. Após a emancipação da cidade, o cônego Francisco Batista dos Santos colaborou com a evangelização dos fiéis, querendo exaltar o nome de São Geraldo, pelos milagres operados na região, pedindo que não mudasse o nome da cidade e que acrescentasse piedade, em homenagem ao santo que era um homem muito Piedoso.

O nome da cidade se refere aos antigos moradores devotos de São Geraldo Magela, de Nossa Senhora da Piedade devido a imagem de Nossa Senhora da Piedade, que chegou a comunidade de Piedade onde começou o povoado, após uma epidemia de febre tifo que matou quase toda a população. Os habitantes devotos de São Geraldo o colocaram como padroeiro.

Antes da criação da Paróquia, a cidade e todas as demais comunidades rurais (23 comunidades), pertenciam a Paróquia Santuário de Santa Rita em Governador Valadares, e era atendida por vários padres vindo de diversas cidades e Paróquias vizinhas, como Divinolândia e Virginópolis. As comunidades foram atendidas pelo Padre Frei João Guido do Convento dos Freis Franciscanos Capuchinhos, que chegou em 1973 e mais tarde passou a Paróquia de Santo Antonio de Sardoá, com a Presença do Padre Matozinho e Padre Flavio.

Criada em 1989, a Paróquia de São Geraldo teve como primeiro pároco residente, Padre Geraldo Luiz Andrades que tomou posse no dia 20 de dezembro de 1997, o qual ficou cerca de um ano na Paróquia e o segundo Pároco a residir foi Padre Luzimar Pereira de Melo, que tomou posse no dia 25 de dezembro de 2004 a 30 de março de 2012. Atualmente a Paróquia está sendo atendida pelo Padre Pedro Paulo Lourenço que tomou posse como pároco no dia 31 de março de 2012 as 10 hs da manhã.

Setor II
Rua José de Oliveira Costa, 90