Paroquias

Paróquia São Sebastião – Periquito

A história da Paróquia se mistura com a da cidade de Periquito. Tudo começou em meados de 1939, quando o fazendeiro Waldemiro Barrel, doou alguns alqueires de terra destinada à formação de uma vila em homenagem a São Sebastião, santo de sua devoção. Para essas terras vieram pessoas, constituíram famílias, construíram histórias. A Estrada de Ferro Vitória Minas projetou o povoado e trouxe o desenvolvimento.

Em 1957 começa de fato a história católica de Periquito, com o início da construção da primeira “igrejinha” do povoado, pelo Senhor José Zeferino da Silva. A Capela, tendo como padroeiro São Sebastião, foi inaugurada no dia 20 de janeiro de 1958 em missa solene e com a celebração dos matrimônios de Antônio Gonçalves Ramos e Nilda Zeferino Ramos e José Zeferino da Silva e Amélia Vítor, pelo então Bispo da época, Dom Hermínio Malzone Hugo e Padre Henrique, personagens fundamentais da história do município e da vida do povo católico periquitense.

A partir daí, Padre Henrique vinha da cidade de Guanhães para celebrar as missas na “igrejinha”. Pouco tempo depois, Padre Cornélio da cidade de Naque, recriou a vida religiosa católica no povoado de Periquito. Os sacramentos passaram a ser celebrados na comunidade uma vez por mês, inclusive as novenas e demais atos de piedade.

Entre 1962 a 1969, foram fundadas a Congregação Mariana, a Cruzada Eucarística dos Adolescentes e a primeira Conferência Vicentina que recebeu o nome São Sebastião.Em 1970 os fiéis se reuniam aos domingos para celebrar a Eucaristia, o culto de louvor e adoração. As festas do Padroeiro São Sebastião e de Nossa Senhora no mês de maio, eram celebradas com muita devoção e alegria.

Tempos depois, em 1975, foi criado o Movimento da Boa Nova pelo Padre Mosé João Pontelo. Padre Mosé foi o responsável pela criação dos grupos de novena de preparação para o Natal em família, implantou a catequese de Iniciação Eucarística e Crisma e incentivou a formação de grupos de jovens. Em parceria com os Padres Jaime e Francisco, adquiriu o terreno para a construção da Igreja Católica de Periquito, que um dia se tornaria a matriz da sonhada Paróquia São Sebastião.

Em abril de 1984, sob a orientação dos Padres Francisco e Geraldo, foi fundado o Apostolado da Oração.No dia 22 de novembro de 1985, seguindo as normas do Direito Canônico, Padre Francisco, constituiu o primeiro Conselho Pastoral, de onde nasceram várias pastorais.

No ano de 1987 foi entronizado o Sacrário na igreja. Em 1992, Padre Assis reorganizou os Grupos de Reflexão Bíblica e dividiu a cidade em setores. Como ainda pertencia a Paróquia Santo Antônio da cidade de Naque, a implantação da Pastoral do Dízimo foi acompanhada pelo Pároco Padre Carlos Neiva.

Mas a comunidade tinha o sonho da criação uma Paróquia. No dia 1º de setembro de 2004, Dom Werner Siebenbrock, Bispo da Diocese de Governador Valadares, decretou a criação e ereção canônica da PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO.

Pertencem à Paróquia as Comunidades: Capela São José (Pedra Corrida), Capela Imaculada Conceição (Serraria), Capela São Sebastião (São Sebastião do Baixio), Capela Nossa Senhora Aparecida (Ilha Funda), Capela de Nossa Senhora Aparecida (Felicina), Capela São Félix (Boa Vista) e Capela Frei Galvão (Assentamento Liberdade).

A partir desse decreto foi nomeado, Padre Plácido Atílio como Administrador Paroquial e se iniciou o processo de formação paroquial. Ainda passaram pela Paróquia, o Padre Valdenir Coutinho e colaboradores como Diácono Perucci e Padre Anderson.

Providencialmente dia 1º de setembro de 2011, os fiéis católicos de Periquito se encontraram na Igreja Matriz para celebrarem a Missa de Posse do nosso atual pastor, o Padre Eduardo Vasconcelos. Sete anos depois do Decreto Canônico de criação da Paróquia, assinado no dia 1º de setembro de 2004, a data se repetia para a comemoração de mais uma conquista.

Desde o início dessa história, o propósito foi crescer fortemente por meio da adoração, da evangelização e da comunhão. Atualmente a matriz passa por uma grande reforma. Obras estão transformando o templo.

A Paróquia São Sebastião de Periquito é confiante na Graça Divina e quer caminhar com união, participando de uma Igreja Viva, com a vida e o coração centrado em Jesus Cristo.

E com certeza, este é mais um capítulo dessa história que não termina aqui.

Visite o site da Paróquia :
www.paroquiadeperiquito.com.br

Setor:
Setor IV
Telefone:
Telefone: (33) 3298-3346.
E-mail:
[email protected]
Endereço:
Rua Senador Milton Campos, 174
Cidade:
Periquito, Minas Gerais
CEP:
35.156-000
Horários de Missa:
Domingo
19:00h
Quinta
19:00h