Pastorais e Movimentos

Pastoral da Juventude

A Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) baseia-se nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil de 1994. Organizada por jovens evangelizando outros jovens que estão oficialmente ligados pelos sacramentos a Igreja Católica Apostólica Romana junto com seus bispos, presbíteros, padres, sacerdotes, Monsenhor, freiras, irmãs religiosas, leigos e com toda comunidade laica para aprofundar na evangelização e na vivência de fé. Com opção evangélica preferencial e consciente pelos sistemas juvenis das classes populares e pelos novos marginalizados, em vista da construção de um mundo com mais fraternidade, justiça e paz a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres com total dignidade humana, sendo, pois agentes da construção da nova sociedade, guiados por Jesus Cristo, Maria de Nazaré e pelos critérios evangélicos.

A PJB busca um novo jeito de conversar e ter diálogo com as Congregações e Movimentos eclesiais que trabalham com jovens direta e indiretamente chamado do recente sistema Setor Juventude ligado a CNBB. Desde sempre desenvolve já vários eventos e ações concretas conjuntamente ao Setor Juventude Brasileiro – destaque para o Dia Nacional da Juventude – jovens católicos, cristãos até ateus em busca de conversão.

Apesar da Pastoral da Juventude ter nos seus encontros dos grupos de base o seu momento de maior importância, ao longo dos mais de 30 anos de existência ela criou momentos especiais anuais que acabaram entrando no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil como por exemplo: Dia Nacional da Juventude, Semana da Cidadania, Semana do Estudante e Semana da Juventude.

Cidade:
Não informado