Pastorais e Movimentos

Pastoral do Menor

“A serviço da vida de crianças e adolescentes”


A Pastoral do Menor, uma das mais conhecidas do país, começou em 1977 na cidade de São Paulo, com uma missão nobre, a “promoção e defesa da vida da criança e do adolescente empobrecido e em situação de risco, desrespeitados em seus direitos fundamentais”.
A partir de 1982, a Pastoral ganhou mais força com a realização das semanas Ecumênicas. Cinco anos depois, com a Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que trabalhou o tema “Fraternidade e o Menor” e o lema “Quem acolhe o menor a mim acolhe”, ganhou mais notoriedade e se espalhou por 21 Estados da Federação.
Com uma dinâmica de atuação em quatro eixos: mística, solidariedade, justiça e organização, a Pastoral da Sobriedade busca a inclusão social de crianças e adolescentes empobrecidos, situação de rua, violência, abuso e exploração. Busca assegurar a qualidade de atendimento aos adolescentes autores de ato infracional; apoia e orienta as famílias e ajuda na formulação de Políticas Publicas de promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Cidade:
Não informado