Aconteceu no, dia 24 de agosto no Parque de Exposições de Governador Valadares, o “10º Vinde e Vede – Como é bom ser Vicentino”, com o tema: Missionários na Caridade. O Vinde e Vede é um evento já tradicional na Diocese de Governador Valadares e sempre reúne muitos fiéis da nossa Igreja. O objetivo deste encontro é divulgar os trabalhos e as atividades da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), mais conhecidos como“vicentinos”.
Na edição deste ano do Vinde e Vede, compareceu um público de, aproximadamente, 7 mil pessoas de diversas cidades, pastorais e movimentos.
Compareceram muitas caravanas de cidades vizinhas, principalmente das regiões do Vale do Aço, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e, claro, Vale do Rio Doce.
A Presidente do Conselho Nacional do Brasil da SSVP, Consócia Emília Fernandes Figueiró Jerônimo, esteve presente e demonstrou estar muito alegre e satisfeita com o resultado conquistado.“Estou muito feliz pode poder participar deste grande evento em Governador Valadares. O Conselho Metropolitano de Governador Valadares e toda a coordenação do Vinde e Vede está de parabéns por toda a organização”, avaliou.
Estiveram presente ainda, Padre Vidal da Paróquia Catedral de Santo Antônio, que falou sobre o tema“Missionários na Caridade”, e Padre Flávio da Paróquia Sant’Ana de Valadares que conduziu um momento muito especial de adoração e procissão do Santíssimo Sacramento.
A Banda Vida Reluz abrilhantou o evento com um mega e abençoado show. Foram cantadas várias músicas da Banda que são bem conhecidas e já consagradas no meio da música católica, o que gerou uma belíssima participação de todo o público, principalmente dos jovens que cantavam e dançavam com entusiasmo e alegria.
Ao final, encerrando com chave de ouro, foi celebrada a Santa Missa pelo Bispo Diocesano, Dom Félix, e concelebrada pelo Padre Wladmir, Assessor Espiritual dos Vicentinos da Diocese de Valadares, alguns diáconos e com a animação musical do cantor Eros Biondini.
Agradecemos a todos os que ajudaram a realizar mais essa edição, e a todos os que participaram e prestigiaram. Demonstramos mais uma vez a força da Sociedade de São Vicente de Paulo junto á comunidade.
Padre Wladimir agradeceu e parabenizou a todos por toda a organização e participação. “Mais uma vez venho parabenizar a todos que se empenharam para que a 10ª edição acontecesse. Sei das dificuldades financeiras e dos esforços para adquirir patrocínios e ajuda, pois para realizar um evento desse porte não é fácil. Acredito que acrescentou muito a espiritualidade vicentina e, consequentemente,ao ardor missionário que deve ser a fonte de sustentação do ‘ser vicentino’ e também do ‘ser Igreja’”.
Por:Willerson Soares
Fotos: Leni Sousa