A Comissão para a Liturgia da CNBB disponibilizou o roteiro para a celebração em família do 12º Domingo do Tempo Comum, no dia 20 de junho de 2021. E orienta que seja escolhido na casa um local adequado para a família celebrar e rezar. Prepare a Bíblia com os textos a serem proclamados, um crucifixo, uma imagem de Nossa Senhora, outra de São José e uma vela a ser acesa no momento da celebração.
Para favorecer a participação na liturgia daqueles que não podem participar das missas presencialmente, a Comissão para a Liturgia da CNBB oferece o roteiro ‘Celebrar a Palavra em Família’. O material contém Leitura, Salmo e Evangelho do 12º Domingo Comum, dentro da estrutura do rito de Celebração da Palavra.
Jesus veio à terra com a missão de inaugurar o Reino de seu Pai. Com gestos concretos, mostrou em que consistia esse Reino e como seus seguidores deveriam dar continuidade à sua missão. Pensemos nas várias parábolas que Jesus contou, usando elementos da cultura agrária do seu tempo para compará-los com o Reino de Deus e explicar a dinâmica do Reinado de Deus, como as duas parábolas hoje proclamadas.
O Evangelho de hoje (Mc 4, 26-34) apresenta duas parábolas: a da semente que cresce por si e a do grão de mostarda. A primeira mostra a vitalidade do Reino, que tem força em si mesmo e, encontrando ambiente, cresce e produz frutos. A outra destaca o contraste entre a pequenez da semente e a grandeza da planta. Por pequenos que sejam, os gestos que manifestam o Reino fazem toda a diferença no mundo.