A Comissão para a Liturgia da CNBB disponibilizou o roteiro para a celebração em família do 5º Domingo da Páscoa, dia 02 de maio de 2021. E orienta que seja escolhido na casa um local adequado para a família celebrar e rezar. Prepare a Bíblia com os textos a serem proclamados, um crucifixo, uma imagem de Nossa Senhora, outra de São José e uma vela a ser acesa no momento da celebração.
Para favorecer a participação na liturgia daqueles que não podem participar das missas presencialmente, a Comissão para a Liturgia da CNBB oferece o roteiro ‘Celebrar a Palavra em Família’. O material contém Leitura, Salmo e Evangelho do 5º Domingo da Páscoa, dentro da estrutura do rito de Celebração da Palavra.
O Evangelho do 5º Domingo da Páscoa (João 15, 1-8) apresenta Jesus como a videira, os discípulos como os ramos e o Pai como o agricultor. Ensina que os ramos não têm vida autônoma e, desligados do tronco, secam e não produzem nada. Assim Jesus compara a vida da comunidade cristã, pois o autêntico cristão está unido a Cristo, fonte de seiva e vida. O motivo da união com Jesus é produzir frutos do Reino de Deus. Não merece o nome de cristão quem não produz frutos de amor, justiça e solidariedade. Portanto, a dupla missão do cristão é permanecer unido a Jesus e produzir os mesmos frutos que Ele.