No dia 16 de setembro de 2017, às 14h20, no Centro Metrópole, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Valadares, Dom Félix proferiu uma breve palestra sobre a “Espiritualidade do Movimento de Cursilhos” aos participantes da Assembleia Diocesana Anual do Movimento.
Na sua fala, Dom Félix disse que “a espiritualidade tem importância vital para o seguidor de Cristo e está intimamente ligada à santidade, que é o objetivo principal da vida do cristão”. Disse que “a santidade consiste na íntima unidade entre vida prática e fé” e que, “para o cristão, unir fé e vida deve ser o exercício diário para ser santo”, para que ele faça “uma profunda experiência de Deus e viva o mais autêntico modelo do cristão, que é a espiritualidade das bem-aventuranças”.
Segundo Dom Félix, “para entender o que é Espiritualidade do Movimento de Cursilhos é preciso recordar qual é a sua finalidade principal: formar cristãos adultos na fé, conscientes de sua missão no mundo e, em especial, enviados a evangelizar os diversos ambientes em que vivem”.
Para o Bispo, “ser cursilhista é muito mais que trabalhar nos Cursilhos, ainda que seja lavando banheiro. Ser cursilhista é assumir o Movimento participando ativamente das suas atividades no dia a dia. É atuar na vida da comunidade cristã, dando sua contribuição pessoal em algum ministério eclesial. É ser uma presença evangelizadora na própria família e nos diversos ambientes da sociedade, sendo sal da terra, luz do mundo e fermento na massa”.

