/
/
Reunião de Dom Félix com os Seminaristas Propedeutas

Reunião de Dom Félix com os Seminaristas Propedeutas

No dia 06 de fevereiro de 2018, às 18h00, no Seminário Diocesano, Dom Félix se reuniu com os seminaristas propedeutas para uma conversa sobre o processo de formação presbiteral, que deve ser: único, integral, comunitário e missionário.

O Bispo afirmou que o próprio candidato ao sacerdócio deve ser considerado protagonista insubstituível de sua formação, integrando dons e riquezas, limites e fragilidades. Para isso, o processo formativo há de ser personalizante, favorecendo abertura aos dotes e inclinações pessoais e à justa manifestação da originalidade de cada um.

O objetivo geral do processo formativo, segundo o Pastor, consiste em formar os pastores do povo de Deus, configurados a Cristo, Mestre, Sacerdote e Pastor. Por isso, a formação para padre deve alcançar os seguintes objetivos específicos: preparar o candidato para estar entre Jesus e o povo; preparar para o ministério da Palavra; e orientar para o exercício do ministério pastoral; pois o povo de Deus sente a necessidade de padres: discípulos, missionários, servidores da vida, pastores, santos.

No itinerário do processo formativo dos padres como discípulos missionários, destacam-se seis aspectos fundamentais: encontro com Cristo, conversão, discipulado, comunhão, missão e vida interior. E o itinerário formativo tem como características a gradualidade e a continuidade no processo de configuração a Jesus, no seu ser e no seu agir, que é consequência do seguimento ao Mestre.

Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias