A Catedral de Santo Antônio de Governador Valadares recebeu a presença de Dom Antônio Carlos Félix para presidir o sexto dia da Trezena de Santo Antônio, que teve como tema: “Santo Antônio: Na contemplação do Coração de Jesus, aberto pela lança, aprendeu a amá-lo.
Ele iniciou a celebração exaltando o Sagrado Coração de Jesus e convidou os presentes a meditarem sobre a misericórdia do Senhor, no Ato Penitencial: “Muitas vezes não sabemos amar como Ele, por isso, peçamos perdão!”
O convite aos cristãos a se deixarem moldar pelo amor de Deus e ser um agente desse mesmo amor nas ações da Igreja foi reforçado em sua homilia, na qual, se resumiu em três reflexões curtas:
1. No evangelho, Jesus nos ensina que para sermos verdadeiros discípulos Dele, é preciso amar, amar e amar, mais do que tudo e qualquer outra coisa. Só assim seremos capazes de sermos verdadeiros evangelizadores para atuarmos na ação pastoral da Igreja. Devemos amar com o mesmo amor que Jesus nos ama.
2. A primeira sexta-feira do mês vem celebrar justamente a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O amor de Jesus Cristo é um amor que pede renúncia e doação, a ponto Dele se entregar por nós.
3. A festa de Santo Antônio vem trazer na pessoa do nosso padroeiro o reflexo deste amor de Jesus. Graças ao fato de sempre meditar, conhecer e seguir os ensinamentos de Cristo, que Santo Antônio se transformou nessa pessoa capaz de se desdobrar e servir a Deus. Ele se destaca exatamente por imitar e fazer o bem segundo o Coração de Jesus.
Ao término da celebração, após o canto da ladainha de Santo Antônio, Dom Félix deu a bênção final com a relíquia do padroeiro e, em sinal de alegria e confraternização, os festejos da Trezena deram continuidade com as barraquinhas na Praça da Catedral.