A sinodalidade manifesta o caráter ‘peregrino’ da Igreja. A imagem do povo de Deus, convocado dentre as nações, exprime sua dimensão social, histórica e missionária, que corresponde à condição e à vocação do ser humano como peregrino. O caminho é a imagem que ilumina a inteligência do mistério de Cristo como a via que conduz ao Pai. Jesus é a via de Deus até o homem e deste até Deus. O evento de graça com o qual Ele se fez peregrino, armando sua tenda entre nós, prolonga-se no caminho sinodal da Igreja.
A Igreja caminha com Cristo, por Cristo e em Cristo. Ele, que é o Caminheiro, o Caminho e a Pátria, doa seu Espírito de amor para que nele possamos seguir a via mais perfeita. A Igreja é chamada a caminhar sobre as pegadas do seu Senhor até que Ele retorne. É o Povo do Caminho rumo ao Reino celeste.
A sinodalidade é a forma histórica do caminhar desse povo em comunhão até o repouso final. A fé, a esperança e a caridade guiam e dão forma à peregrinação da assembleia do Senhor rumo à cidade futura. Os cristãos são pessoas peregrinas e estrangeiras no mundo, agraciadas com o dom e com a responsabilidade de anunciar a todos o Evangelho do Reino.
O povo de Deus está em caminho até o fim dos tempos e até os confins da terra. A Igreja vive através do espaço nas diversas Igrejas locais e caminha através do tempo desde a páscoa de Jesus até a sua volta gloriosa. Ela constitui um singular sujeito histórico no qual já é presente e operante o destino escatológico da união definitiva com Deus e da unidade da família humana em Cristo. A forma sinodal do seu caminho exprime e promove o exercício da comunhão em cada uma das Igrejas locais peregrinas e entre estas na única Igreja de Cristo.
(7ª Parte do Artigo de Dom Félix sobre a Sinodalidade na Vida e na Missão da Igreja)