Os seminaristas da comunidade da filosofia estiveram em retiro entre os dias 19 e 22 de fevereiro. O retiro aconteceu na casa da Teologia (Mariana-MG) e teve como Orientador Espiritual o Pe. Euder que deu como propostas de reflexão os estudos sobre o livro de Samuel (História de Davi) de uma maneira espiritualizada, pois Davi é um ungido do Senhor por ter sido escolhido pelo próprio Deus, e assim o vocacionado é um escolhido por Deus.
O pregador, aproveitando este tempo quaresmal, nos convidou a voltar o olhar sempre para a Cruz de Cristo, pois é ela que nos guia, não se deixar perder de vista o ponto de partida da caminhada e almejar sempre na graça de Deus o ponto de chegada; rogar sempre a intercessão de Maria, pois Ela é o modelo de vocação para todos os vocacionados. Maria que diz o seu “SIM” confiante em Deus, e os que são chamados a vocação devem dar seu “SIM” também confiante no amor e na misericórdia de Deus. Durante o encontro, teve-se muitos momentos de orações pessoais para que todos pudessem refletir cada passagem, tema, textos abordados.
O retiro que deu início na quinta-feira a tarde encerrou-se com a Adoração ao Santíssimo. Adorar também é reconhecer que é Jesus que está a frente guiando a vocação de cada um a qual foi chamado. Na sexta-feira o dia foi para que todos fizessem um exôdo de si mesmo e que voltassem para dentro de si para que pudessem se conhecer mais, momentos de intimadade profunda consigo e com Deus, “Só conhece a si próprio quem experimenta a Deus em sua via”.
No Sábado o dia foi mais mariano, com ofícios dedicados a Nossa Senhora, terços, orações votivas, textos bíblicos referindo a Maria; Nossa Senhora realmente se fez presente, não porque se falou muito Dela, mas porque todos que estava lá, pediram sua intercessão com muita fé e fervor, e a noite se encerrou com o Setenário de Nossa Senhora das Dores e com partilhas de alguns seminaristas que contaram sua experiência com Maria.
No domingo, último dia do retiro, o foco foi refletir sobre o Senhor Deus em nossas vidas; o convite era para agradecer sempre por Ele está presente no caminho dos vocacionados. Domingo o dia é dele em plenitude, devemos como cristãos católicos participar da Santa Missa que é este encontro com o mistério divino que se faz presente na fração da Eucaristia.
Pedimos suas orações por nós nesta caminhada em que estamos, para que Deus sempre nos fortaleça. Queremos estar focados na Cruz de Cristo, ela é nosso exemplo por excelência de doação total. Queremos também contar com a proteção da Virgem Maria Santíssima, e que ela por ser exemplo de confiança em Deus possa nos inspirar sempre neste reconhecimento da nossa dependência a graça divina.
Seminarista Vinícius Araújo 1º Ano de Filosofia