/
/
Missão do Movimento Familiar Cristão

Missão do Movimento Familiar Cristão

O Movimento Familiar Cristão (MFC) surgiu no final dos anos 40, no Uruguai, com o Pe. Pedro Richards e mais três casais. O MFC chegou ao Brasil em julho de 1955, durante o Congresso Eucarístico do Rio de Janeiro, no qual os casais uruguaios e o Pe. Richards se reuniram com os casais brasileiros da Ação Católica, por convite do então Pe. Helder Câmara. Após o encontro, organizaram-se três equipes de casais em Niterói e no Rio. Portanto, em 2015, o MFC comemora 60 anos de sua fundação.

Quem participa do MFC precisa conhecer bem sua missão, que é evangelizar famílias e, a partir delas, transformar a sociedade. Além disso, deve promover os valores humanos e cristãos, de maneira que as famílias possam cumprir a missão de ser formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do bem comum.

O MFC trabalha no contexto familiar como um todo. Portanto, deve trabalhar não só com os casais com filhos e que receberam o sacramento do matrimônio, mas também com as famílias incompletas: casais sem filhos, viúvos, viúvas, mães solteiras, divorciados, casais em segunda união. Deve atuar ainda na sociedade em meio aos pobres e excluídos, na política e nas mais diversas ações sociais com leprosos e mulheres em situação de prostituição.

Os encontros de formação do MFC devem abranger as comunidades familiares ou equipes de base que formam laços de afetividade, contribuindo para o crescimento humano e a fé. Os encontros recebem o apoio dos temários com textos fundamentados no Evangelho, nos quais os integrantes discutem de modo que cada um possa se expressar acerca do tema ou de uma realidade que possa surgir. Dessa forma, o grupo se reúne mensalmente, procura encontrar solução e assumir ações transformadoras na sociedade. Essas equipes devem ser motivadas a uma troca construtiva de conhecimentos e experiências de vida, além de receber formação humana e cristã para uma fé adulta, suprindo a carência de escolaridade e catequese.

Em 2015, o MFC está estudando as práticas que destroem o ambiente familiar para que em 2016 haja uma discussão acerca do tema, junto aos demais grupos espalhados pelo Brasil.

O MFC pode desenvolver atividades com a participação dos membros das equipes na preparação de noivos para o casamento, nos cursos e encontros de casais, nos debates com pais e alunos em escolas, além da manutenção de centros de orientação conjugal e familiar.

A cada três anos o MFC realiza um Encontro Nacional (ENA) e a cada quatro anos, um Encontro Latino Americano (ELA). Nesses momentos, as equipes de base se preparam, através do estudo e da reflexão, para a realização destes grandes eventos. Neles são avaliados os trabalhos realizados, pesquisam-se novos caminhos que se abrem às famílias e estudam-se as realidades do mundo contemporâneo em contínua transformação.

(12ª parte do artigo de Dom Félix sobre “Família Cristã”).
Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias