A vocação é um dom precioso que Deus semeia nos corações, uma chamada a sair de si mesmo para trilhar um caminho de amor e serviço. E cada vocação na Igreja – seja laical, seja ao ministério ordenado, seja à vida consagrada – é sinal da esperança que Deus nutre pelo mundo e por cada um dos seus filhos. (Papa Francisco)
Pensando sempre em oportunizar que jovens, moças e rapazes, tenham um a possibilidade de viver um momento preparado para ajudar no conhecimento das vocações e auxiliar no processo de despertar e discernir, foi que o Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Governador realizou dia 30 de março o segundo encontro deste ano de 2025.
O Encontro aconteceu na Paróquia São Francisco Xavier, no bairro Conjunto SIR.
Contamos com a colaboração de um grupo de apoio na divulgação e tivemos 46 inscrições de diversas paróquias. Momentos de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, apresentação da história de São Francisco de Assis e da Irmã Dorothy Stang por Seminaristas da etapa do propedêutico em um momento intitulado “Vidas que falam” com reflexão final conduzida pelo Diácono Isac. Após, a divisão dos participantes em grupos para estudo de textos, reflexão e troca de vivências, culminando numa grande partilha. Contamos com a animação do movimento Romanos 8 que movimentou os jovens com música e alegria.
A equipe do SAV composta por leigos, religiosas e nosso incansável Animador Vocacional Padre Lucas Aredes se organiza junto aos Seminaristas da etapa do Propedêutico para as diversas frentes de trabalho para a realização deste momento tão rico e necessário. Nosso Bispo Dom Félix esteve presente, almoçou no encontro e teve um momento de fala para todos os participantes.
Ao final do encontro é feita uma avaliação, onde os jovens apontam o que foi bom e o que pode melhorar e com base nesse mapeamento sempre há o desejo do Serviço de Animação Vocacional de atender o que for possível.
Noêmia Mendonça



















