Na Diocese de Valadares, os animadores do Movimento da Boa Nova – MOBON, em suas respectivas paróquias, realizaram no período de 24 a 28 de março na área urbana e de 29 de março a 3 de abril na zona rural, a semana de estudo da Campanha da Fraternidade 2025.
Há 61 anos, a Campanha da Fraternidade é uma ação evangelizadora da Igreja do Brasil, uma expressão de Pastoral de Conjunto.
É uma campanha de evangelização para atingir o coração dos cristãos, para retornar ao centro do Evangelho. Contemplar Cristo nos sofredores de hoje. Ela une as exigências da conversão, da oração, do jejum e da esmola através de uma questão social, no caso ambiental, relevante para o país como um todo. É o modo brasileiro de celebrar a Quaresma, buscando uma conversão pessoal, comunitária e social.
Este ano, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31), faz referência também aos 10 anos de publicação da Laudato Si’, completada pela Laudate Deum (2023), 10 anos da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), 800 anos da composição do Cântico das Criaturas (S. Francisco de Assis), 1700 anos do Concílio de Nicéia e à COP 30, que será realizada em Belém (PA), a primeira na Amazônia.
A CF 2025 motiva um caminho quaresmal mais amplo, como as crises ambientais e sociais, a pobreza = única crise; a inter-relação entre Criador e Criação (rompida com desvio da fé cristã); conversão ecológica (recuperar a ética do cuidado/saber cuidar), e também, com os métodos catequéticos:
- VERa situação da crise ambiental, trabalhar a Ecologia Integral;
- Deixar-nos ILUMINAR pela Palavra de Deus, presença do Espírito na Criação para uma conversão à Ecologia Integral, resgatar ensinamentos dos Santos Padres e da Doutrina Social da Igreja, à luz da ciência e da sabedoria dos povos;
- AGIRpara a superação da crise socioambiental a nível pessoal, comunitário e social, Jesus ressuscitado nos indica outro modo de conviver com a Criação, é o decênio decisivo para o planeta.
A Ecologia é a questão mais tratada pelas CFs, ao longo destes 61 anos. Foram 8 as CFs que de alguma forma abordaram essa temática nos anos de 1979, 1986, 2002, 2004, 2007, 2011, 2016 e 2017.
Durante todo o período de estudo da Campanha da Fraternidade 2025, houve uma participação expressiva dos fiéis.
Movimento Boa Nova – MOBON – Diocese de Valadares.















