A vocação é chamado e precisa ser discernida de modo a ser acertada para ter como fim último a felicidade.
No dia 15 de junho de 2025, aconteceu o 3º Encontro Vocacional da Diocese de Governador Valadares com 37 inscritos de diversas paróquias.
Neste encontro tivemos a participação do grupo Romanos 8 que apoia o Serviço de Animação Vocacional e busca animar os jovens durante todo o encontro. Momentos de integração, de oração. Momento de exortação ao que nos chama, ao que nos toca, uma preparação para o CHAMADO que foi feita pelo Diácono Isac André, apresentação de “Vidas que Falam” sendo que Irma Viviane apresentou a vida da Irma Dulce e o Seminarista Gabriel Brito apresentou a vida do Papa Francisco. Com a presença do nosso Bispo Diocesano veio um momento em que ele oferece 3 conselhos aos jovens, primeiro: que tenha um ideal de vida, segundo: não ter vergonha de ser bom e terceiro conselho: sque escolha bem seus amigos, boas amizades ajudam no caminho do bom discernimento.
Após o almoço tivemos o BINGO VOCACIONAL seguido de uma partilha sobre os temas tratados na parte da manhã, uma reflexão conduzida pela Kariny Peçanha, psicóloga, afim de aprofundar um pouco mais sobre santidade e a busca pelo caminho vocacional. Uma avaliação escrita do encontro, com o objetivo de acolher as sugestões dos participantes e que será apresentada e discutida na próxima reunião da Equipe de Animação Vocacional. Finalizando o encontro um momento de adoração seguido da missa de encerramento sem esquecer que ao final ainda havia o lanche para que todos retornassem para suas casas devidamente abastecidos e com mais uma semente a ser cultivada em seu coração. O compromisso de “ouvir a resposta de Deus” para o QUE QUERES DE MIM, SENHOR?
Uma vocação acertada é a única possibilidade para ter uma vida feliz. Então desejamos que os jovens tenham possibilidade de discernimento, de conhecimento e escolha, trabalhando pelo Reino de Deus em qualquer que seja a resposta de Deus em sua busca. Precisamos de bons pais de família, boas mãe, bons leigos e boas religiosos e bons sacerdotes. A obra é grande, os trabalhadores estão cada vez mais escassos. Mãos à obra para auxiliar e animar aos jovens a descobrir sua verdadeira vocação, fonte de graça e missão!
Noêmia Mendonça – SAV









