/
/
CEBs, Ecologia Integral e Justiça Social

CEBs, Ecologia Integral e Justiça Social

No 12º Encontro Diocesano das CEBS, em Virgolândia-MG, com o tema CEBS, Ecologia Integral e Justiça Social, nos dias 04 a 06 de julho de 2025, o assessor, Padre Manoel Godoy, de Belo Horizonte, apresentou de maneira resumida e muito explicativa a Mensagem das Conferências e Conselhos Episcopais Católicos da África, América Latina e Caribe, e Ásia por ocasião da COP30, intitulada “Um Chamado por Justiça Climática e a Casa Comum: conversão ecológica, transformação e resistência às falsas soluções”.

Durante a exposição, Padre Godoy destacou a importância do cuidado com a vida e com a Casa Comum enquanto cristãos Peregrinos de Esperança. Descontraidamente, propôs a criação da “Pastoral da Caçamba”, ressaltando a necessidade de nos desapegarmos das coisas e desenvolvermos uma “sobriedade feliz”, libertando-nos dos excessos, da mentalidade de acumulação e valorizando os bens que verdadeiramente importam e não são materiais.

Recorrendo a um provérbio africano: “Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias”, Padre Godoy enfatizou que, por mais que desejar um mundo onde todos tenham condições dignas de sobrevivência em harmonia com o meio ambiente possa parecer utopia, é preciso “esperançar” e, fazermos coisas simples, com perseverança, até que aquilo que ainda não encontrou lugar, possa um dia se tornar realidade.

As pessoas presentes no evento se encantavam com as palavras encorajadoras e portadoras de esperança, colocadas de maneira bem simples, por meio de casos divertidos e elucidativos, baseados em experiências de vidas simples e também no saber dos participantes, que, assim como a figura do Bom Pastor, traz o cheiro do povo e motiva a aproximação.
O conteúdo apresentado pelo assessor estava em completa sintonia com todas as oficinas trabalhadas durante o encontro. Não esquecendo de mencionar a carismática e acolhedora participação do Padre Elton, pároco anfitrião, que com sua alegria contagiante, sempre entoando cânticos, despertava os participantes e preparava o espírito do povo de Deus para acolher a palavra. ‎

Artigo de Elisângela Vieira, graduada em Letras pela UNIVALE e em Direito pela UFJF-GV, Professora. Leiga Espiritana, membro da Comissão para a Ecologia Integral do Instituto de Missionários Leigos, atuante na Comunidade São Geraldo (Paróquia de Lourdes) no Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, na Liturgia e no Cursilho. Elisângela assessorou a oficina: Coleta Seletiva, Resíduos Sólidos e Logística Reversa.

 

 

Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias