/
/
12º Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base

12º Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base

Tema: CEBs, Ecologia Integral e Justiça Social

Lema: Somos Peregrinos de Esperança cuidando da Vida e da Casa Comum

Realizado em Virgolândia, nos dias 04, 05 e 06 de julho de 2025, sob a assessoria maravilhosa do Pe. Manoel Godoy, da Arquidiocese de Belo Horizonte, Assessor das CEBs no Regional Leste 2, o 12º Encontro Diocesano das CEBs contou com a participação de mais de 150 pessoas dos 05 setores pastorais da Diocese de Governador Valadares com destaque para os jovens.

Foram 3 dias de alegria, aprendizagem, partilha de conhecimentos, alimentação saudável e muito saborosa, acolhimento fraterno e fortalecimento da fé com celebrações impecáveis, oficinas importantes e cânticos fincados na raiz da nossa história.

Na abertura do encontro, no dia 04/07, na Igreja Matriz de São Gonçalo, tivemos a missa celebrada pelo nosso bispo diocesano, Dom Félix, e concelebrada pelo Pe. Romério, Pe. Manoel Godoy, por váriospadres do Setor 2, dentre eles, Pe. Elton, Pe, Theófilo, Pe.Marcos Romão, Pe. Reginaldo e Pe. Celino, além de seis diáconos permanentes. Logo após, o anfitrião Pe. Elton, com muita alegria e generosidade, declarou aberto o 12º Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base, com a entrada festiva do trem das CEBs.

No sábado, dia 05, começamos o dia com um lindo Ofício Divino das Comunidades, realizado no pátio da igreja, conduzido pelos diáconos permanentes Rogério e Isac Cordeiro. Ainda na manhã do sábado, Pe. Manoel Godoy, assessor do encontro, de forma iluminada, abordou o tema e o lema do encontro citando documentos importantes como a “Laudato Si” e “Laudato Deum”, do saudoso Papa Francisco, como também o documento resultante das Conferências e Conselhos Episcopais Católicos, tendo em vista a COP 30 – “Um chamado por justiça climática e à Casa Comum: conversão ecológica, transformação e resistência às falsas soluções. Ressaltou a importância de cuidarmos da nossa Casa Comum e, de maneira divertida, sugeriu que criássemos a “Pastoral da Caçamba” como forma de nos livrarmos dos penduricalhos e excessos que acumulamos ao longo da nossa vida. Frisou a necessidade de doarmos, para quem precisa, o que acumulamos excessivamente e chamou a atenção para o nosso consumismo desenfreado e desnecessário.

Na parte da tarde, foram realizadas as oficinas temáticas: Leitura Popular da Bíblia, Juventudes, Terapias Integrativas, Agroecologia, Recuperação de Nascentes/Plantio de Água, Coleta Seletiva/Resíduos Sólidos/ Logística Reversa. Em seguida, tivemos a apresentação das oficinas, seguida da Caminhada de Luzes pelas ruas da cidade de Virgolândia. Encerramos com a noite cultural, no pátio da igreja, onde tivemos a Noite Cultural com a apresentação de música e dança dos grupos folclóricos da região, Folia de Reis e Caboclinhos.

No domingo, dia 06, começamos o dia com a Santa Missa, presidida por Pe. Manoel Godoy e concelebrada por Pe. Elton, Pe. Márcio e pelos diáconos permanentes presentes no encontro. Dando sequência, Pe. Manoel Godoy concluiu o tema e o lema do encontro fazendo uma sintonia perfeita com o conteúdo das oficinas realizadas na tarde de sábado. Tudo foi marcante na fala do assessor, com os seguintes destaques:

. continuar com as práticas de cuidado com nossa Casa Comum;

. quem é cristão não vota em quem não defende a vida;

. é preciso atenção não só para quem elegemos para os cargos executivos, mas também para os cargos legislativos;

. temos que continuar ESPERANÇANDO, apesar da realidade desafiadora;

. o povo das CEBs não pode deixar de estar com a bíblia na mão;

. devemos ser como as sementes crioulas que não são modificadas pela mão do homem, mas que devem seguir defendendo a vida com raiz na história sempre guiadas por Deus.

Seguimos a manhã com o Ofício Divino das Juventudes, fazendo o envio dos jovens e de todos e todas que lá estavam.

Ao final, como lembrança do encontro, foram entregues sementes crioulas e manivas de mandioca para os participantes levarem pra suas casas e plantarem como forma de multiplicar essas sementes que estão se tornando escassas no nosso meio.

O 12º Encontro das CEBs foi encerrado com um delicioso almoço preparado, com muito carinho, pela equipe de cozinha. Aliás, todas as equipes de trabalho foram excelentes.

Gratidão a todos e todas, em especial, ao Pe. Elton, pároco da Paróquia São Gonçalo.

Governador Valadares, 08 de julho de 2025

Cláudia Miffarreg Soares Camara – Coordenadora Diocesana da Equipe de Animação e Articulação das CEBs

Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias