A Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos – Reciclando Hoje por um Futuro Melhor (ASCARF) celebrou no dia 16 de agosto de 2025, 07 anos de existência.
O momento de comemoração teve lugar no galpão da Associação, localizado no Distrito Industrial, em Gov. Valadares-MG, e iniciou-se com um momento de oração conduzido pelas CEBs, celebrando estes anos de luta e resistência no qual os catadores e catadoras, através de algumas palavras-chave afixadas nos vagões do “trem da história” da Associação, releram sua história e ao mesmo tempo puderam expressar seus sonhos, expectativas e projetos para o futuro deste importantíssimo trabalho de cuidado com a Casa Comum.
Estiveram presentes no evento muitos membros das Comunidades Eclesiais de Base, do Movimento Boa Nova, da Caritas e irmãos de outras denominações cristãs que apoiam este trabalho, professores e alunos da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), que também desenvolvem atividades com os membros da Associação. Fez-se presente também nosso bispo diocesano, Dom Félix, que em sua fala denunciou o fato de há 04 anos já haver uma emenda parlamentar que destinou dinheiro para cobrir o galpão onde os catadores trabalham sob sol e chuva e que até hoje não foi devidamente empregado para este fim. Estiveram presentes também Neli de Souza, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Valdete Roza, representante dos Catadores do Estado de Minas Gerais e as vereadoras Gilsa Santos e Sandra Perpétuo.
Este momento celebra o caminho feito e o desejo de que esta e muitas outras Associações deste tipo se multipliquem pelo Brasil e pelo mundo para que saibamos dar destino correto aos nossos resíduos, possibilitemos meios de trabalho digno para os irmãos e irmãs catadores e cuidemos do planeta que nos abriga.
Que cada dia mais pessoas possam engrossar o coro do Hino dos Catadores: “há quem diga olê, olê, olê, olá / catador de norte a sul / e de acolá / nesta marcha sem parar / caminhar é resistir / e se unir é reciclar (bis).
Virlene Mendes – Professora de Teologia | Fotos: Wellington Azevedo / Ana Dalva













