Dia 17 de agosto de 2025 aconteceu o quarto Encontro Vocacional da Diocese de Governador Valadares
No mês das vocações de modo especial, no ano Jubilar em que as palavras Peregrinos e Esperança estão em destaque, o tema do 4º Encontro – “Conhecendo os diversos carismas”, foi apresentado de uma maneira lúdica e com atividades em que os jovens puderam se reunir, responder a perguntas em uma gincana coordenada pela Irmã Viviane, com alegria e muito ânimo de modo a levar os jovens a conhecer os carismas existentes em nossa Diocese.
Cada congregação religiosa, em sua história e espiritualidade, possui um carisma específico que define sua identidade e missão na Igreja, influenciando a forma como vivem sua fé e atuam no mundo.
Tivemos a presença das Religiosas Espiritanas, Lourdinas e Clarissas Franciscanas, assim como os religiosos d’O Caminho, a presença da Brenda, que em nossa Diocese representa a ordem das Virgens consagradas e nosso Bispo Diocesano Dom Félix.
Como em todos os encontros tivemos a presença da equipe do SAV –Serviço de Animação Vocacional que é formado por padre, religiosas, de casais, de leigos consagrados e leigos catequistas.
Entendemos que é preciso acolher os jovens na busca pela sua vocação e como peregrinos em busca de esperança para um discernimento consciente e à luz do Espírito Santo.
A animação do Encontro ficou a cargo do movimento Romanos 8 que apoia o Serviço de Animação Vocacional e busca animar os jovens durante todo o encontro.
Finalizando tivemos a Santa Missa presidida pelo animador vocacional da Diocese, padre Lucas Aredes, sem esquecer que ao final ainda havia o lanche para que todos retornassem para suas casas devidamente abastecidos e com mais uma semente a ser cultivada em seu coração.
O Serviço de animação Vocacional é Peregrino de Esperança, o Seminário Diocesano é Peregrino de Esperança, o Seminário Propedêutico é Peregrino de Esperança.
Mãos à obra para auxiliar e animar aos jovens a descobrir sua verdadeira vocação, a cada vez mais aprofundar no conhecimento de si mesmo e na grande tarefa que é trabalhar em sua paróquia e ser cada dia mais um Cristão que atende ao chamado da grande messe.
Noêmia Mendonça – SAV – PV









