/
/
Missa de Imposição das Cinzas e de Abertura da CF-2026 na Catedral

Missa de Imposição das Cinzas e de Abertura da CF-2026 na Catedral

Na manhã desta quarta-feira (18), o bispo da Diocese de Governador Valadares (MG), Dom Antônio Carlos Félix, presidiu a Santa Missa com a bênção e imposição das cinzas, dando início ao tempo da Quaresma. A celebração aconteceu às sete da manhã, na Catedral de Santo Antônio, em Valadares, e reuniu diversos fiéis.

Na homilia, Dom Félix destacou que a Quarta-feira de Cinzas abre um tempo forte de conversão e reconciliação, convidando os cristãos a uma vivência mais profunda da fé por meio dos três pilares quaresmais: oração, jejum e caridade.

“Hoje, Quarta-feira de Cinzas, nós damos início ao tempo da Quaresma, esse tempo propício para a conversão, tempo de reconciliação com Deus e com os irmãos. Começamos com um dia de jejum e abstinência para tomar consciência da necessidade que temos de nos penitenciar, porque todos somos pecadores necessitados do perdão de Deus”, afirmou o bispo.

Dom Antônio Carlos Félix ressaltou ainda que a penitência quaresmal vai além da privação de alimentos, alcançando também atitudes e comportamentos do cotidiano. “O jejum não é apenas do alimento, mas também da língua, da malícia, da maldade e do orgulho. A Quaresma nos ajuda a aprofundar nossa amizade com Deus pela oração e a melhorar nossa capacidade de servir e ajudar o próximo pela caridade”, completou.

Durante a celebração, o bispo também recordou o início da Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela CNBB, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). Segundo Dom Félix, a proposta reforça o compromisso cristão com a dignidade humana e com o cuidado concreto com os irmãos, especialmente os que mais sofrem.

“A Campanha da Fraternidade nos ajuda a recordar que Deus veio morar entre nós em Jesus Cristo. Nós também somos morada de Deus pelo Espírito Santo e somos chamados a habitar a nossa casa interior, para viver em paz conosco mesmos e abrir o coração para acolher os irmãos e irmãs.”

O bispo ressaltou ainda que a reflexão proposta pela campanha convida à atenção concreta com a realidade social e com o direito à moradia digna. “Precisamos tomar consciência da questão da moradia no mundo de hoje, que é muito séria. É necessário que todos se comprometam para que haja políticas habitacionais verdadeiras, que garantam condições dignas para que as famílias possam viver em um ambiente saudável. ”

Por Lízia Costa – Pascom Diocesana | Fotos: Josie Nader – Pacom Catedral

Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias