No dia 20 de maio de 2025, os Agentes da Pastoral Carcerária estiveram na cadeia de Governador Valadares, localizada na Rua Trinta e Seis, no bairro Santos Dumont I. Foi um momento muito especial, onde os agentes da Pastoral Carcerária puderam levar uma palavra de esperança aos irmãos e irmãs em situação de cárcere. Durante as visitas, o novo assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária, Padre Romério, pôde conhecer a cadeia pública de Governador Valadares. Na ocasião, o padre, juntamente com os demais agentes da Pastoral Carcerária, visitou os detentos e pôde levar uma palavra de esperança aos irmãos e irmãs em cárcere.
Na oportunidade, o padre lembrou do querido Papa Francisco, recordando o falecimento daquele que sempre se lembrou dos filhos e filhas em cárcere e que, em um gesto concreto no ano jubilar, fez a abertura da Porta Santa em um presídio em Roma para lembrar aos detentos que também eles devem ter esperança em Deus, pois este nos liberta e nos transforma.
Na ocasião, os agentes da Pastoral ficaram muito preocupados, pois muitos detentos reclamavam da superlotação, além da pouca assistência médica, uma vez que muitos deles se encontravam em estado febril e sem atendimento. Outra situação preocupante foi a falta de água em um dos blocos (B); a Pastoral pôde sentir o mau odor.
No final das visitas, os agentes da Pastoral foram até a assistência social e relataram as reclamações e pedidos de urgência em relação a estas demandas que ferem a dignidade humana. Na oportunidade, a assistência social, muito educada, se prontificou a buscar a solução para as reclamações supracitadas apresentadas.
Pe. Romério

