Depois de um sábado vivenciando a moção da unidade proposta pelo tema do ano de 2014 pela Renovação Carismática Católica do Brasil, os participantes do 25º Cenáculo Diocesano de Governador Valadares puderam participar de um belo momento de pregação e adoração conduzido pelo cantor e compositor Eugênio Jorge.
Muitos participantes puderam testemunhar a graça de Deus manifestada em suas vidas por meio do 25º Cenáculo. Assim como Verônica Dantas, coordenadora do Grupo de Oração Jesus Cristo é o Senhor, do bairro Nossa Senhora das Graças. Desde criança, a jovem de 23 anos participa do cenáculo e explica que a cada ano, o Espírito Santo move de maneira diferente: “Vejo que este ano, a vontade de Deus foi atingida pelo tema da unidade, em relação aos temas dos pregadores e o portar das pessoas. Foi maravilhoso, de Deus mesmo, foi um mover diferente por ter sido dentro da Igreja. Me tocou muito, tive oportunidade de refletir muitas questões pessoais. O que mais me marcou é que eu como coordenadora, como pastora, tenho que acompanhar mais de perto as lideranças e não perder nossa identidade”. Ressalta.
O encontro também contou com a participação do coordenador estadual do Ministério de Pregação do estado de Goiás, Vicente Machado, no qual tocou muitas pessoas pelo seu testemunho, por meio do tema: “Acolhendo Maria, peçamos a ela que nos ensine a viver o vínculo da paz”.
Ele convidou as pessoas a amarem A Igreja de Jesus Cristo, na qual também não deixa de ser a Igreja de Maria, da Eucaristia e dos carismáticos: “Se você está magoado com seu padre, com seus irmãos, Jesus fala: ‘Deixe eu curar seu coração, suas mágoas mas não se afaste da minha Igreja”.
Maria Elvira de Oliveira do bairro Altinópolis foi uma das participante que sentiu tocada pela pregação de Vicente. Ela fala que o que mais ficou marcado foi o momento de oração com os jovens durante a pregação do coordenador de Goiás. Além de sentir tocada pela de Vicente, ela levou a netinha, a pequena Beatriz, que teve seu momento de encontro com Jesus por meio do Congressinho: “ Ela ficou dançando, cantando, gostou muito…” confirma a avó.
Missa de encerramento
Ao celebrar o dia de Nossa Senhora da Assunção, o orientador espiritual da RCC GV, Pe. Eduardo conduziu a missa de encerramento do 25º Cenáculo convidando a todos a vivenciarem um momento de intimidade e oração com Nossa Senhora.
Em seguida ele falou: “Sejamos nós os grandes promotores da paz, nos trabalhos das nossas paróquias, onde os padres nos pede. Quem obedece não erra – mesmo quando não entendemos. Nós queremos não é ausência dos problemas mas estar em Deus. É saber que aconteça o que acontecer Deus vai estar presente, por isso, façamos comunhão e não dispersão –
Ele concluiu convidando a todos a servirem na humildade, tendo Maria como modelo: “As vezes somos tomados pelo orgulho, pela vaidade, mas sejamos humildes, assim como Maria se apresentou diante de Deus: ‘Eis aqui a serva do Senhor” e hoje nós a chamamos de Nossa Senhora. Façamos a diferença , assim como Maria, que quando ouviu o anuncio do anjo, pôs-se a servir, numa região montanhosa.
Veja mais detalhes com fotos e reflexões do 25º Cenáculo Diocesano na página oficial da RCC GV.
Veja também nosso álbum de fotos.