A animação bíblica de toda a pastoral pode levar a um maior conhecimento da Pessoa de Cristo, Revelador do Pai e plenitude da Revelação divina. A Sagrada Escritura precisa ser mais conhecida, pois é fonte da evangelização. Por isso, é preciso formar-se continuamente na escuta da Palavra. É indispensável que a Palavra de Deus se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial. A Palavra de Deus, ouvida e celebrada, sobretudo na Eucaristia, alimenta e reforça interiormente os cristãos e torna-os capazes de um autêntico testemunho evangélico na vida diária.
As Comunidades Missionárias se encontram na base da animação bíblica da vida e da pastoral na paróquia e na diocese: quer sejam territoriais, tendo origem na setorização da paróquia; quer sejam formadas a partir de pastorais, movimentos ou serviços; quer tenham sua origem por afinidade entre os membros; quer sejam comunidades ambientais. Todas elas realizam seus encontros partindo sempre da Leitura Orante da Palavra de Deus.
A animação bíblica nas pequenas comunidades formadas por membros de pastorais, movimentos ou serviços lhes dará novo vigor espiritual e missionário. A vida em comunidade qualifica os encontros e rejuvenesce os grupos já existentes. Ao invés de se reunirem só para um serviço, passam a se reunir uns com os outros e oferecer um serviço pastoral. A pastoral passa a ter um sentido mais profundo: permitir que a Palavra de Deus produza seus frutos. Essas comunidades de serviço podem estabelecer um ciclo de encontros semanais que inclua, após a Leitura Orante da Palavra, um momento para a partilha de vida, a formação doutrinal, a formação específica e a avaliação e o planejamento das atividades.
De forma distinta, as pequenas comunidades formadas por membros em processo de evangelização, ou formação inicial na vida cristã, dedicam-se prioritariamente à Leitura Orante da Palavra, à partilha de vida e à formação doutrinal e litúrgica. Essas comunidades serão os lugares de acolhida de novos evangelizados, ou simpatizantes da fé cristã. No devido tempo, seus membros sejam encaminhados para os processos paroquiais de Iniciação à Vida Cristã.