O Apostolado da Oração (AO), obra da Santa Sé confiada à Companhia de Jesus, assinalou 170 anos, em pleno processo de recriação.
Os primeiros passos deste serviço à Igreja foram dados numa casa de formação de jesuítas, em Puy-de-Velay, na França, no final da primeira metade do século XIX. O então diretor espiritual da casa de formação de Vals desafiou os jovens jesuítas da Província de Toulose tornarem-se apóstolos e missionários na vida quotidiana, oferecendo a Cristo tudo o que faziam durante o dia. E assim nasceu o Apostolado da Oração, no dia 3 de Dezembro de 1844.
Passados 170 anos, o AO, que entretanto se transformou numa rede mundial de oração pelas intenções mensais do Papa, está num processo de recriação. As linhas condutoras desta renovação estão definidas no documento “Um caminho com Jesus em disponibilidade apostólica”, aprovado pelo Papa Francisco.
Em Portugal, a recriação tem vindo a ser implementada junto dos centros do AO pelo Secretariado Nacional, com a colaboração dos diretores diocesanos. Mas o aspecto mais visível deste processo passou pela reformulação de toda a linha gráfica e respectivos conteúdos das publicações periódicas do Secretariado Nacional: Mensageiro, Cruzada, Clarim e Oração e Vida (Bilhetes Mensais).
Publicações AO com novo grafismo e conteúdos
A revista Mensageiro tem agora um novo formato, uma nova linha gráfica, novos conteúdos e novos colaboradores, além do painel já existente.
A Cruzada mantém-se fiel ao seu público, até no tamanho que a distingue há mais de 80 anos, mas inclui seções novas, como por exemplo, “Grandes Vidas”, uma seção inaugurada pela história de vida do Papa Francisco. Outras editorias foram incluídas de forma a ir de encontro às expectativas dos leitores.
A partir de Janeiro, as revistas Mensageiro e Cruzada também estarão disponíveis em versão digital.
Novos canais on-line
Os canais de comunicação on-line foram recentemente reforçados com o lançamento do Click To Pray, uma plataforma multicanal, que disponibiliza propostas de oração simples e breves, para três momentos do dia, durante os 365 dias do ano. Esta plataforma acessível no computador, no celular e no tablet, apresenta ainda as intenções que o Papa confia mensalmente ao AO e funciona também como uma rede social de oração.
O Click To Pray vem juntar-se ao Passo-a-Rezar, um projeto em registro de áudio, que, em quatro anos, conquistou mais de 11 mil usuários diários e continua a ser uma forma excepcional de encontro com Deus, ajustada ao ritmo de vida de cada um.
Através dos canais de comunicação on-line, o AO pretende enquadrar a oração no ritmo de vida de cada um, particularmente dos jovens, das pessoas em contextos urbanos agitados e de quem vive geográfica e culturalmente isolado.
Com informações: Apostolado da Oração