No período de 15 a 17 de fevereiro de 2019, realizou-se na cidade de Belo Horizonte, na “Casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora” a Assembléia Anual do Conselho Missionário do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o tema “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em Missão” com vistas a preparação para o Mês Missionário Extraordinário, que será celebrado em outubro de 2019, conforme proposto pelo Papa Francisco.
Segue abaixo Propostas da Assembleia do COMIRE para motivar a celebração do MME (Mês Missionário Extraordinário) 2019:
- Celebração de abertura e encerramento do mês missionário podendo ser em nível diocesano, paroquial ou conforme a organização da diocese, simultaneamente.
- Realização da semana missionária (com visitas às famílias, fóruns, formações…)
- Utilizar os folhetos das celebrações litúrgicas do mês de outubro para aprofundar a reflexão do tema do mês missionário.
- Criação de subsídios para grupos de reflexão com o tema do mês missionário extraordinário: Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo, a partir do guia do mês missionário extraordinário.
- Realização de novena missionária utilizando o material das POM (Pontifícias Obras Missionárias) e onde for possível, transmiti-la via mídias sociais, além de utilizar esses meios para divulgar a programação das atividades a serem realizadas ao longo do ano, como também divulgação final dos trabalhos realizados.
- Promover vigília e formação para a juventude relacionado ao tema.
- Realização de novena missionária com as crianças, culminando com visitas missionárias, com a participação delas, no dia 12/10 – Dia das Crianças.
- Criação de cartilha em preparação para as visitas missionárias.
- Promover uma semana missionária de reflexão nos seminários das diferentes Províncias, simultaneamente. E ou semanas missionárias de visitações nas férias de julho.
- Celebração do Dia Internacional do Idoso (01/10) com a participação e animação dos missionários, e onde houver, com a parceria da Pastoral do Idoso, inserindo nas celebrações de abertura.
- Formação para as pastorais, movimentos e forças vivas sobre o mês missionário.
- Fortalecimento e ou criação de COMIDIs, COMIPAs, IAM, JM, Famílias Missionárias e outras forças missionárias.
- Gincana bíblica missionária.
- Celebrar as diversas atividades missionárias realizadas durante o ano, com uma peregrinação a um santuário.
- Enfatizar os eventos que serão realizados em sintonia ao mês missionário (FORMISE, Congressos e Jornada Nacional da IAM, formações diversas.)
- Visitar as províncias para escutá-las em suas dificuldades e motivá-las missionariamente.
- Fazer uma carta aos bispos do Regional Leste 2, coordenadores diocesanos de pastoral, COMIDIs e Grupos de Animação Missionária contendo as propostas levantadas nesta assembléia, motivando-os a implementá-las conforme a realidade local.
- Promover a formação de leigos e leigas para o mês missionário em nível diocesano ou paroquial ou conforme a organização da diocese.
- Integrar as lideranças diocesanas e paroquiais com os povos indígenas, quilombolas, moradores de rua etc.
- Promover todo o trabalho em nível de província, valorizando as diversas culturas.
- Reunir com os coordenadores missionários das províncias em vista das propostas do MME 2019.
Governador Valadares, 18 de fevereiro de 2019.
Por Wagner Inácio de Souza, Diácono
Assessor Diocesano da Dimensão Missionária