/
/
ASSEMBLEIA ANUAL DO CONSELHO MISSIONÁRIO REGIONAL

ASSEMBLEIA ANUAL DO CONSELHO MISSIONÁRIO REGIONAL

Nos dias 14 a 16 de fevereiro de 2020, foi realizada a Assembleia do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Leste 2 da CNBB na Casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, Bairro Dom Cabral, em Belo Horizonte. O Encontro contou com a participação do Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, Dom Vicente Ferreira, e de representantes das arquidioceses e dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo.

A Diocese de Governador Valadares foi representada pelo Diácono Wagner Inácio de Souza, Assessor Diocesano na Dimensão Missionária, e pela Missionária Ana Dalva Martins, do Instituto de Missionários Leigos (IMILE).

O encontro teve como objetivos: avaliar e estudar o Programa Missionário Nacional (PMN); aprofundar propostas para sua implementação no Regional Leste 2; e eleger a nova diretoria do COMIRE do Regional Leste 2 para atuação no período de 2020 a 2023.

O Conselho Missionário Regional (COMIRE), em consonância com as finalidades, organização e articulação do Conselho Missionário Nacional (COMINA) tem como objetivo organizar e realizar as tarefas de animação, formação, organização e cooperação missionária em todos os níveis da Igreja, com especial atenção à espiritualidade missionária.

O Programa Missionário Nacional (PMN) é fruto de um trabalho iniciado pela Equipe Executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e apresentado na 57ª Assembleia Geral da CNBB, com o objetivo de contribuir para que a missão seja, de fato, parte integrante da vida do cristão católico e dos organismos eclesiais. Em sintonia com as atuais Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o PMN objetiva acolher e aprofundar a dimensão missionária da Igreja.

O Estudo foi dirigido pela Irmã Sandra Regina Amado, Missionária que esteve em missão na África (Sudão do Sul), atualmente Assessora na CNBB, que enfatizou a MISSÃO como eixo norteador da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, pois a Missão brota do coração da Santíssima Trindade e a Igreja é por sua natureza missionária. Assim, todos os batizados são chamados a serem DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS, cooperadores, irradiando o amor-compaixão manifestado plenamente na pessoa e na missão de Jesus Cristo. Neste sentido o Papa Francisco, na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, nos alerta: “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (EG, nº 273).

A Assembleia elegeu quatro propostas prioritárias para a sua implementação:

  1. Formação Missionária: Promover formação missionária fundamentada na pessoa de Jesus Cristo e Palavra de Deus (querigma).
  2. Animação Missionária: Organização e fortalecimento de Conselhos Missionários nos diversos níveis: diocesano, paroquial e seminários (COMIDI, COMIPA, COMISE); Animar e implementar, onde não há as obras missionárias, a Infância e Adolescência Missionária (IAM), a Juventude Missionária, Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários.
  3. Missão Ad Gentes: Que cada diocese tenha uma igreja irmã na Amazônia ou em outra localidade Ad Gentes. Fazer um levantamento de informações de Dioceses que tenham projetos de Igreja Irmã e atuação de missionários nestas localidades. Divulgar as ações realizadas e incentivar a participação das Dioceses neste projeto; Incentivar o envio de missionários além fronteiras, priorizando os países da Amazônia, para tanto, criar dentro do COMIRE um serviço de missão ad gentes.
  4. Compromisso Profético: Promover diálogo e comunhão entre pessoas da dimensão missionária com pastorais sociais, buscando trabalhar ações em comum; Que o COMIRE procure participar nas ações e eventos promovidos pelas pastorais sociais e demais movimentos que promovam a vida.
Por Diác. Wagner Souza
Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias