No período de 06 a 08 de setembro aconteceu a Assembleia Anual do Regional Leste 2 da Pastoral Familiar na Arquidiocese de Juiz de Fora. O evento reuniu coordenadores e assessores eclesiásticos de 22 das 32 (arqui)dioceses dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
O arcebispo metropolitano de Juiz de fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa de abertura da Assembleia Regional e logo após ministrou a palestra “ A família numa igreja missionária, em saída”
Dom Gil também lembrou a importância da Santa Missa durante um encontro Cristão. “Tudo conduz à Eucaristia e tudo emana da Eucaristia. Tudo o que fazemos tem um sentido eucarístico. Não tem sentido reunirmos os cristãos para qualquer atividade se não tivermos Cristo como centro”. E completou: “Por isso, em uma reunião como esta, nós sentimos esta alegria. Jesus está com a gente. Ele está presente e renova em nós os nossos pensamentos, estrutura propósitos e a nossa vida. Assim vamos renovando a Igreja para viver por Ele, com Ele e para Ele”.
Dom Edson Oriolo, Bispo referencial do regional leste 2, também proferiu a palestra “ a espiritualidade familiar” e enfatizou que é preciso evangelizar a nós mesmos e nunca fazer a experiência do mal. Que é preciso sair da pastoral de manutenção para pastoral de missionários, saber identificar os problemas e suas raízes, viver verdadeiramente a comunhão com Cristo.
O vigário episcopal para Vida e Família da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Laureandro Lima da Silva, disse que as formações ministradas durante a Assembleia Anual Regional estiveram voltadas especialmente para a espiritualidade dos agentes. Que é preciso construir um projeto de vida, seguindo normas e procedimentos, com responsabilidade e engajamento.
O assessor regional da Pastoral Familiar, Padre Wesley Clay Alves Rodrigues, da Diocese de Campanha (MG), destacou a importante participação das Províncias Eclesiásticas na dinamização do trabalho da pastoral. Além disso, falou do engajamento dos leigos. “Diante do quadro em que a sociedade e a família vivem hoje, um grande desafio é levar uma consciência cristã a todas as famílias, principalmente no que tange à missão”.
O Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Secretário Executivo Nacional da Pastoral Familiar, Padre Crispim Guimarães dos Santos, esteve presente durante toda a assembleia e trouxe momentos de reflexão interessantes sobre o rumo da pastoral familiar no que consta:
• Hora da família vai ser usado durante 10 meses no ano
• Itinerário personalizado dos noivos
• Recém casados
• Namorados ( Juventude)
• Pós crisma( catequese)
• Casos especiais
O Casal Gilberto e Silvia levaram a mensagem “ Acolher e hospedar com espirito missionário” baseado em uma cartilha que eles confeccionaram e distribuíram aos participantes
Os coordenadores do Regional leste 2 Binho e Sonia estiveram à frente deste evento e no final ela comentou a louvável atuação da Pastoral Familiar no Regional Leste 2 da CNBB e o respeito que o grupo conquistou a nível nacional. “A gente percebe o entusiasmo dos coordenadores, dos agentes, dos assessores eclesiásticos que estão sempre conosco, caminhando juntos nas dioceses. É um trabalho de evangelização que tem a cada ano crescido mais, se fortalecido com mais entusiasmo, mais alegria e com mais compromisso de levar a Boa-Nova para todas as pessoas, para todas as famílias”.
A diocese de Governador Valadares foi representada pelo casal Jose Soares, Ruth Meire e Edna Nolasco.
Tivemos ainda a participação de Gamaliel, Wagna e Ceci pelo Nucleo de Formaçao Regional e Gilberto e Silvia como vice coordenadores do Regional leste2.
A próxima Assembleia Anual da Pastoral Familiar será realizada na Diocese de Colatina (ES), de 31 de julho a 2 de agosto de 2020.