A Equipe da Pastoral do Povo da Rua, participou da Audiência pública da TJMG, Pop Rua Jus em Ipatinga no dia 30/03/23.
A audiência contou com a participação das cidades de Governador Valadares, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.
O objetivo foi discutir a resolução 425/2021, que trata da Política Nacional da População em Situação de Rua e sua Interseccionalidades.
A população em situação de rua, os órgãos do poder público, entidades e sociedade civil, foram ouvidos, no intuito de saber quais a demandas dos moradores em situação de rua para dar os devidos encaminhamentos, de acordo com a realidade de cada cidade.
A equipe da Pastoral do Povo da Rua diocesana, e representantes da população em situação de rua de Governador Valadares apresentou as demandas que foram acolhidas a partir das visitas pastorais aos moradores (as) em situação de rua.
Nas falas dos representantes da Pastoral e dos moradores foram apresentadas as reivindicações nas áreas de Assistência Social, Saúde, Habilitação, Infraestrutura e Fiscalização Pública e Direito.
A Audiência foi excelente , com falas importantíssimas sobretudo no que tange aos direitos relacionados aos acessos a prédios e serviços públicos, ou seja , que nenhum acesso seja negado aos moradores em situação de rua por não possuírem documentos e roupas adequadas conforme prevê a legislação para se apresentarem nestes espaços.
Todas as demandas foram ouvidas atentamente pelos representantes da TJMG, que fizeram alguns encaminhamentos imediatos e outros que serão encaminhados a partir da Rua de Direito que vão acontecer em cada cidade em datas a serem agendadas.
A expectativa é de esperança no sentido de que a partir da resolução 425, de fato haja mudanças significativas na vida dos moradores (as) em situação de rua, nas cidades e sobretudo aqui em Governador Valadares, onde estão sofrendo com os atendimentos precários e a falta de respeito aos direitos primordiais para uma vida digna.