/
/
Caminhada Luminosa da Misericórdia encerra a Semana Nacional da Família em Valadares

Caminhada Luminosa da Misericórdia encerra a Semana Nacional da Família em Valadares

Com o tema “Misericórdia na Família: Dom e Missão”, a Semana Nacional da Família e da Vida 2016 aconteceu de 14 a 21 de agosto. Para a vivência deste momento, a Pastoral Familiar da Diocese de Governador Valadares se uniu aos agentes das outras pastorais, movimentos, serviços e grupos para celebrar e promover o dom precioso que é a família, patrimônio da humanidade.

No último sábado, dia 20 de agosto, às 18h00 foi realizada a Caminha Luminosa da Misericórdia, a concentração ocorreu na Praça Getúlio Vargas no Bairro de Lourdes em Governador Valadares. Logo após, às 18h30, as famílias saíram em caminhada com muita animação, cantando e rezando pela paz, carregando velas acesas e faixas com dizeres em favor da família e da paz.

O Padre Arilson Aparecido de Oliveira ressaltou a importância do momento, segundo ele é a oportunidade de rezar pelas famílias que compõe a comunidade eclesial e por aquelas famílias que estão passando por dificuldades. “Momento muito bonito de nossa diocese, eu me sinto fortalecido em nossa caminhada de testemunho e seguimento do Mestre, animando e abençoando nossas famílias”, disse.

A imagem da Sagrada Família seguiu em procissão com os fiéis até a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, onde Dom Félix celebrou a Missa de Encerramento da Semana da Família e da Vida, com a participação de vários padres, diáconos e seminaristas da Diocese de Governador Valadares. Em sua Homilia, ele refletiu sobre cinco características que sustentam a vivência do amor na família: Doação, Compreensão, Compaixão, Perdão e Correção.

Dom Félix destacou ainda o momento admirável para a igreja e para os fiéis de todas as paróquias, que perceberam o valor da misericórdia na família. Ele comentou também sobre a importante presença da Igreja representada pelos diversos ministérios como os padres, diáconos e o bispo no encerramento da caminhada luminosa.

O Padre Geraldo Antônio Carvalho comemorou o encontro das famílias. Ele explica que o dia é especial para a Igreja rezar, celebrar e refletir sobre a realidade na qual estamos mergulhados hoje, ele comenta ainda que a realidade exige dos fiéis um aprofundamento todos os dias uns com os outros. “O grande perigo nosso hoje é cairmos em uma apatia, numa insensibilidade, no marasmo ou na frieza espiritual. A função de cada um nós é construir pontes dentro casa, dar as mãos uns aos outros” enfatizou.

O casal coordenador diocesano da pastoral familiar Gilberto e Silvia elogiou a participação das famílias durante toda programação. “As nossas famílias estão fragilizadas por causa da desvalorização do ser humano e da vida. O mais importante é esta alegria mostrando que a família é a Igreja doméstica, o santuário da vida. Esta é a proposta da pastoral familiar,” comentou.

Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias