A Campanha da Fraternidade 2022 tem como tema “Fraternidade e Educação” e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26). Como de costume, o Movimento da Boa Nova realizou a capacitação para seus monitores no Centro Pastoral da Paróquia Sagrada Família, em duas turmas, nos dias 29 e 30 de janeiro, com assessoria do Denilson Mariano.
Educar é um ato humano, mas também é uma ação divina. Com essa certeza, a CF-2022 nos convida a refletir sobre a indispensável relação entre fraternidade e educação, pois o mundo está diante de um grande desafio: redescobrir caminhos para uma reconstrução que não é parcial, mas global, que exige uma educação para a fraternidade, o diálogo, a reciprocidade.
Por isso, ela nos convoca a refletir sobre os fundamentos do ato de educar, nos adverte que mais importante e urgente é a pergunta pelos motivos, pela abrangência e pelas metas de qualquer processo educativo e nos recorda que educar não é um ato isolado: é tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade, pois “é preciso uma aldeia inteira para se educar uma criança” (Provérbio Africano).