Nascido em 28 de abril de 1964 em Rio Pomba, na Diocese de Governador Valadares, Minas Gerais. Estudou Filosofia no Seminário do Nordeste de Minas Gerais em Teófilo Otoni e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte (1984-1987).
Posteriormente obteve a Licença em Teologia Moral na Academia Afonsiana em Roma (2001-2002).
Foi ordenado sacerdote em 1° de maio de 1988, incardinado na Diocese de Governador Valadares, onde administrou diversas paróquias, inclusive a Catedral Diocesana, além de ter sido coordenador diocesano da Pastoral Familiar, reitor do Seminário de Filosofia, coordenador da Escola Diaconal, membro do Conselho Presbiteral, do Colégio dos Consultores e do Conselho Administrativo, professor do Seminário Diocesano e coordenador diocesano da Pastoral. Foi ainda reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora e diretor do Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo.
Em 27 de setembro de 2022, dia da publicação da nomeação Episcopal de Monsenhor Francisco de Oliveira Vidal para a Diocese de Alagoinhas na Bahia. Nomeado quarto bispo diocesano de Alagoinhas pelo papa Francisco; recebeu a ordenação episcopal na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Governador Valadares, no dia 19 de novembro de 2022, pela imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Félix. Os bispos coordenantes foram Dom Emanuel Messias, bispo de Caratinga, e Dom Dario Sena, arcebispo de Vitória.
BRASÃO
