2015 será um ano em que a Catequese Diocesana de Governador Valadares irá vivenciar a grande maravilha do “Ser Catequista”. Por isso, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a paróquia Sagrada Família acolhe lideranças da Catequese para a formação diocesana de coordenadores. O encontro contará com a participação de Pe. Paulo Nobre, da cidade de Mariana, que irá trabalhar o tema “Catequética e iniciação cristã”.
Dentre os subtemas abordados, os catequistas irão refletir sobre: Catequese e mudança de época; A Catequese Evangelizadora; Vocação e missão do Catequista; Iniciação cristã e Catequese com adultos.
De acordo com o Documento 26 – Catequese Renovada, a Catequese atinge o objetivo de ser renovada quando “é uma caminhada de fé e não um simples ensino de doutrinas; é um processo permanente numa catequese de adultos e não só para crianças e adolescentes ou tendo só vistas a preparação aos Sacramentos; tem Jesus como centro e a bíblia como fonte; prepara o catequizando para assumir seu papel na sociedade como verdadeiro cristão”, etc.
Outros aspectos importantes observados para a vida do Catequista, segundo a coordenadora diocesana, Rita Baldim, envolvem a sua dimensão pessoal como: equilíbrio psicológico, boa comunicação, certa liderança, criatividade, ser afetivo, comunicativo, responsável e perseverante.
Além destes aspectos de dimensão pessoal, outros aspectos de dimensão comunitária, eclesial, sócio-político-cultural e pastoral também são observados para o perfil do catequista, como: espírito de serviço, vida de oração, engajamento, busca pela formação, espírito crítico sobre a realidade da sociedade, respeito às culturas.
E, finalmente, lembrar que o catequista é um sinal da presença visível de Deus na vida das pessoas.
A coordenação diocesana da Catequese deseja a todos os catequistas um ano cheio de realizações, objetivos concretizados e uma catequese viva, lúdica, bela e mística… seguindo a metodologia de Jesus Cristo, sendo o Cristo, o centro da catequese e a bíblia o livro da catequese!