A renovação das promessas sacerdotais pelo clero e a bênção dos Santos Óleos foram os destaques na noite desta segunda-feira, 10 de abril, na Missa da Unidade que aconteceu na Catedral de Santo Antônio. Centenas de fiéis e mais de 60 padres, diáconos e seminaristas da Diocese de Valadares participaram da celebração, que foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Félix.
Dom Félix iniciou a homilia enfatizando que a leitura do Evangelho desta segunda-feira converte-se em uma mensagem de esperança, para os que sofrem, de modo especial. Segundo ele, ninguém que pertence ao reino de Deus pode descurar da atenção para com irmãos e irmãs. Ele disse ainda que, da mesma forma que Jesus recebe o Espírito para uma missão entre os pobres e os oprimidos, pelas mais variadas formas de escravidão, nós também o recebemos para uma missão de consolação, de acordo com a pedagogia de Deus e a sua misericórdia para com os pobres e todos os que sofrem. “A Salvação é oferecida a todos, mas para não ficarmos fora da meta de Jesus, temos de estar atentos aos sinais dos tempos e às possibilidades que a escuta da Palavra de Deus desperta em cada um de nós. Para quem a escutou, existem apenas dois caminhos: aceitar a Palavra que é Jesus ou recusá-la”, disse.
Dom Félix explicou ainda que Jesus não é apenas um profeta que anuncia e denuncia, mas que lê e medita a palavra de Deus, e à sua luz sabe ler o sinal dos tempos. Ele ressalta que Jesus é o modelo de ação para os Pastores Ordenados, que um dia sentiram o chamado para serem vocacionados e a quem desejam e aspiram responder com generosidade e alegria.
Nosso Bispo lembrou também aos Presbíteros, Diáconos Permanentes e Ministros presentes que a vocação exige o seguimento e que está vinculada a Cristo; primeiro pelo Sacramento do Batismo e, depois, pelo Sacramento da Ordem. Esta vinculação a Cristo é designada no Evangelho pela palavra Seguimento.
Fotos: Oscarlos Teixeira (Pascom – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes)