Nesta quarta-feira, 12 de outubro, a Diocese de Governador Valadares realizou o ato oficial de abertura do Ano Mariano, com uma celebração na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bairro Ilha dos Araújos, em Governador Valadares. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Félix e concelebrada pelo Padre Euler Rodrigues e pelo diácono João Bosco.
No inicio da Missa, com a ajuda dos colaboradores, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada ao altar da Igreja. Segundo o Diácono João Bosco, o momento é de agradecer e pedir a intercessão de Nossa Senhora pela vida, pela saúde e pelas pessoas que estão carentes de uma palavra de amor. “Que ela interceda junto ao seu Filho, para que nos dê animo e compareça sempre conosco nas celebrações”, disse.
A cada semana, a imagem de Nossa Senhora Aparecida estará em uma Paróquia da Diocese para comemorar o Ano Mariano. Dom Félix recordou do episódio da pesca milagrosa em que a imagem da Virgem Maria foi encontrada por três pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo. O bispo diocesano destaca que o momento é para tomarmos consciência do verdadeiro significado de Maria no ministério de Cristo e da Igreja. “Muitas vezes temos uma grande devoção por Nossa Senhora, mas falta uma grande compreensão de quem é Maria. Ela é a mãe de Jesus, aquela humildemente gerou no seu ventre o filho de Deus, feito homem, e que se tornou a primeira discípula, por que o seguiu em tudo, inclusive até na cruz, e que perseverou depois da morte e ressurreição de Jesus. Ela é para nós, Mãe, que nos foi dada na cruz, na pessoa do discípulo amado, representado por cada um de nós e também como modelo exemplar, por que as virtudes que ela viveu, são aquelas que Jesus viveu e pediu para nós vivêssemos”.