No último dia 20 de novembro, nossa Diocese realizou a 1ª Festa das Comunidades, no Parque de Exposições em Governador Valadares, com a participação de uma multidão de fiéis das comunidades de todas as Paróquias, a fim de enfatizar a importância da Paróquia ser uma comunidade de comunidades acolhedoras, solidárias, ministeriais e missionárias.
A Festa das Comunidades teve vários objetivos: celebrar a Festa de Cristo Rei e o Dia do Leigo e da Leiga como sujeito na Igreja e na Sociedade; celebrar os 15 anos do Movimento Boa Nova na Diocese; divulgar as muitas iniciativas pastorais realizadas na Diocese; comemorar o Dia Nacional da Juventude na Diocese; celebrar o Encerramento do Ano da Misericórdia; comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra; fazer memória da última Assembleia Diocesana; denunciar o crime social e ambiental do rompimento da Barragem de Fundão, no Município de Mariana, ocorrido no dia 05 de novembro de 2015.
O evento abriu os portões às 13 horas, os participantes foram chegando de todos os lugares para a Festa das Comunidades, que teve sua abertura oficial às 14 horas, com a acolhida das paróquias por setor e a Oração Inicial. A seguir, os fiéis puderam visitar as tendas pastorais enquanto apreciavam atrações musicais promovidas por ministérios de música da cidade.
Para o Padre Nelito Dornelas, a Festa das Comunidades superou as expectativas. Ele destaca ainda a grande participação dos grupos eclesiais. “Inspirados pela fé, eles trabalham as dimensões da vida, em todos os seus aspectos, isto é uma riqueza imensa. Aqui vale o principio de Santo Agostinho; “Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade”. Esta festa veio para ficar neste sentido”, disse.
Às 17 horas, aconteceu uma apresentação teatral no palco principal, que foi concluída com uma bela homenagem a Nossa Senhora Aparecida, por estarmos celebrando o Ano Mariano. Concluindo a Festa das Comunidades, Dom Félix presidiu a Missa da Solenidade de Cristo Rei, que foi concelebrada pelos padres e diáconos permanentes da Diocese e participada por todos os fiéis presentes.
Dom Félix explica que o evento é para fortalecer o conhecimento dos leigos e leigas de que a Paróquia não é uma comunidade só, mas uma comunidade de comunidades, e ser Cristão é participar da vida da Igreja, sendo verdadeiro discípulo e missionário de Jesus Cristo.
O bispo diocesano comenta ainda sobre a celebração do Cristo Rei. Segundo ele, é o momento para tomarmos consciência de que Jesus é aquele que desde a criação do mundo, o filho de Deus já reinava sobre o universo, por que tudo foi feito por meio dele. “Ele reina sobre tudo e sobre todos, não através das forças das armas, da força do poder político ou econômico, mas, sobretudo pela força do amor”, disse.