Aconteceu no último domingo (13), as 07h00, na catedral de Santo Antônio, a abertura simbólica da porta da Misericórdia do Ano Extraordinário da Misericórdia. O bispo da diocese de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, realizou o rito de abertura da Porta da Misericórdia na Catedral, repetindo o gesto do Papa Francisco no dia 08, na Basílica de São Pedro em Roma.
Durante a homilia, Dom Félix salientou que estamos caminhando para a segunda parte do Tempo do Advento, a preparação para a festa de Natal. O bispo recordou também os motivos que levaram o Papa Francisco a escolher este ano como Ano Santo. Clique aqui e veja a homilia completa.
Jubileu ou Ano Santo
O “Jubileu Extraordinário” ou “Ano Santo da Misericórdia” foi convocado pelo Papa Francisco através da Bula “Misericordiae Vultus” (O rosto da Misericórdia). Sua abertura aconteceu na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria do ano 2015 e a conclusão acontecerá em 2016 na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, dia 20 de novembro.
Este é o 29ª Ano Santo vivido na história da Igreja. O último foi proclamado pelo Papa São João Paulo II, no ano 2000, para comemorar os 2000 anos do nascimento de Cristo.