Foi com tristeza e repulsa que, ontem, vi na TV a notícia sobre o afastamento de oito vereadores de seus cargos e a prisão de dois diretores do SAAE de Governador Valadares, acusados de corrupção.
Como Bispo Diocesano de Governador Valadares, eu quero solidarizar-me com o sofrimento do povo, pois os pobres são os mais prejudicados com a corrupção.
Espero que as suspeitas de corrupção sejam apuradas, os culpados, punidos, o dinheiro desviado, devolvido aos cofres públicos, a fim de que sejam garantidas a transparência e a recuperação da credibilidade das instituições e restabelecida a justiça.
Lembro a população que 2016 é Ano Eleitoral. Por isso, quero manifestar a minha discordância com a forma como se realizam as campanhas eleitorais, pois ela favorece acordos políticos espúrios que contribuem fortemente para a prática da corrupção e para crises como a que nossa Cidade e nosso País estão vivendo neste momento.
Conclamo o povo valadarense – independentemente de sexo, religião, posição social e partido político – a preservar os valores da convivência democrática, do respeito ao próximo, da tolerância e do sadio pluralismo, sem confrontos e animosidades.
Acredito no diálogo, na sabedoria do povo e no discernimento das lideranças na busca de caminhos, que garantam a superação da atual crise e a preservação da paz em nossa Cidade e em nosso País, sobretudo votando livre e conscientemente nas próximas Eleições e cobrando dos eleitos o compromisso com a ética e o bem comum.
Cúria Diocesana de Governador Valadares, aos 12 dias de abril de 2016.
Dom Antônio Carlos Félix
Bispo Diocesano