Dom Félix realizou nos dias 16 e 17 de abril a Visita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Ilha, em Governador Valadares (MG), oportunidade em que explicou o sentido e a importância da visita pastoral para o Bispo e os fiéis.
No sábado (16), às 16h00, ele se reuniu com membros da Pastoral Familiar e do Encontro de Casais com Cristo; às 18h00, ele se encontrou com jovens do grupo de jovens e do Encontro de Adolescentes com Cristo, com crismandos e com os coroinhas; às 19h30, ele presidiu a Missa que foi concelebra pelo pároco, Padre Euler Rodrigues, e por Dom Emmanuel, bispo da diocese de Caratinga, que se encontrava em visita aos seus familiares. Após a Missa, Dom Félix reuniu-se com os membros do Conselho Paroquial de Pastoral e do Conselho de Assuntos Econômicos, numa conversa descontraída, com orientações e esclarecimentos vários.
No domingo (17), às 09h00, Dom Félix celebrou a Missa com a participação dos catequizandos e familiares; às 10h30, encontrou-se com agentes das pastorais e dos movimentos; às 19h30, celebrou a Missa, que foi concelebrada pelo Padre Euler Rodrigues.
Em sua homilia, Dom Félix ressaltou que a visita pastoral é o momento em que o bispo pode falar ao povo e ouvir as lideranças, quando tem contato com as ovelhas para ter cheiro das ovelhas, como pede o Papa Francisco. “Na visita pastoral existe este contato mais gostoso com o povo de Deus, o Bispo se sente verdadeiramente pastor, pode ouvir os anseios e as angústias dos fiéis, pois ele vem não para repreender, mas vem como pastor para perceber a realidade, dizer uma palavra da Igreja, uma palavra de conforto, de estímulo, de orientação, às vezes até de alerta, mas sempre no desejo de estimular a comunidade local a crescer como Igreja viva, humana, acolhedora, participativa e missionária”, disse.
Ao final da Missa, Padre Euler agradeceu a visita de Dom Félix durante os dois dias e, segundo ele, a presença do bispo irá produzir efeitos positivos na comunidade. “Sentimos que estamos apoiados e assistidos por um bom pastor, e isto nos dá segurança. Desejo que toda visita pastoral cause o mesmo efeito que causou em nossa paróquia” enfatizou.