No domingo, dia 04 de outubro, o Papa Francisco celebrou a abertura da 14ª Assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema será, novamente, a família: “vocação e missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.
O Sínodo é um organismo consultivo do Papa; suas assembleias recolhem uma ampla reflexão e oferecem indicações ao Papa sobre os temas em pauta. O Papa, depois, elabora uma Exortação Apostólica Pós Sinodal, na qual, ele se baseia nas reflexões do Sínodo.
Sínodo é convocado e presidido pelo Papa, que o faz justamente para ouvir a Igreja, através dos padres sinodais; mas ele não preside pessoalmente; confia essa tarefa a presidentes delegados. O Papa participa de quase todas as reuniões, mais ouvindo do que falando; geralmente, só fala brevemente na abertura e na conclusão.
O tema deste Sínodo é, novamente, a família, pois a Igreja considera que a família merece um lugar destacado nas preocupações dela mesma, mas também dos governos e responsáveis pela vida dos povos. Cabe a nós acompanharmos a realização do Sínodo, com muita atenção e na oração; e, depois, acolher as orientações pastorais que o Papa Francisco dará a toda a Igreja e à humanidade sobre este tema.
Por: Dom Félix