Amados Irmãos, Amadas Irmãs!
Estamos nos aproximando do Dia das Eleições deste ano, quando, enquanto cristãos e cidadãos, somos chamados a exercer o dever de escolher com consciência, liberdade e responsabilidade quem irá administrar nosso Município e os que ocuparão a Câmara dos Vereadores de nossa Cidade.
Como Bispo de Valadares, nesta ocasião, quero esclarecer-lhes que não é da minha competência – nem de padre ou diácono – indicar ao povo nome de candidato a ser votado numa eleição.
Compete-me, porém, exortar o povo a votar nos candidatos comprometidos com a vida, justiça, a verdade, a ética, a educação, a saúde, a moradia e a segurança pública; a votar em candidato que já tenha uma boa e aprovada experiência administrativa.
Compete-me também exortá-los a não votarem em candidatos corruptos e naqueles que defendem leis contrárias à vida, à liberdade religiosa, à liberdade de expressão, ao bem comum, à moral e aos bons costumes; e que apoiam o aborto, a imoralidade, a mentira, a injustiça, o descaso com os pobres e os que sofrem.
Compete-me ainda exortá-los a não votarem em candidatos que defendem leis e práticas políticas que favorecem a corrupção, a desonestidade, o toma lá dá cá, a impunidade dos corruptos, a desigualdade social, a violência institucionalizada, a permanência no poder de quem deveria estar preso, pagando pelos seus crimes.