Aconteceu no dia 29 de Julho no Centro de Convivência São Tarcisio, da Catedral Santo Antônio, o Encontro de Capacitação da Pastoral de Rua. Contou com a participação de voluntários de diversas entidades da cidade: Sociedade São Vicente de Paulo; Fraternidade O Caminho; Associação ADQF, Pastoral da Sobriedade; Pastoral Carcerária; Cáritas; Creas-pop; Ministério Público e outros.
O evento contou com a assessoria da Irmã Cristina Bove e do Alex, da Pastoral de Rua Nacional. O objetivo da capacitação foi alinhar ideias a respeito da implantação da Pastoral na nossa Diocese, sempre a partir das experiências já vividas e do trabalho que já está sendo realizado na atualidade por grupos ligados a igrejas evangélicas, associações espíritas e da própria Igreja Católica.
Foi salientada a necessidade de superar o mero assistencialismo e configurar uma pastoral que seja transformadora da vida dessas pessoas em situação de exclusão social, fomentando o protagonismo e a autoestima do povo da rua, efetivando políticas públicas, articulando equipamentos públicos, entidades e parceiros, e conscientizando a sociedade sobre a situação e os direitos desses filhos de Deus e irmãos nossos que vivenciam no dia a dia e na própria pele a exclusão, o preconceito e a violência de um mundo cada dia mais desumano, conforme o Papa Francisco, que nos lembra sempre as Palavras de Jesus: