Nos dias 05 e 06 de março de 2022, a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar iniciou oficialmente suas atividades realizando um encontro para os Coordenadores Paroquiais e seus respectivos Coordenadores dos Setores Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais.
Abordando a temática “Deus chama a gente para um momento novo”, o encontro objetivou ouvir as paróquias que já possuem a Pastoral Familiar implantada ou em fase de implantação, produzir um diagnóstico que permitirá entender o momento atual e traçar ações efetivas e de apoio ao trabalho de evangelização das famílias realizado pelos agentes da Pastoral Familiar nas paróquias da diocese.
O encontro aconteceu no salão paroquial da Paróquia Cristo Redentor, e contou com a participação de 120 agentes da Pastoral Familiar de 20 paróquias, a saber: Catedral Santo Antônio, Cristo Redentor, Sagrada Família, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Lourdes, Sagrado Coração de Jesus, Santa Rita, Santa Terezinha, São Francisco Xavier, Sant’Ana, São Judas Tadeo, São José, Santa Helena, Nossa Senhora de Guadalupe, Imaculada Conceição, estas de Governador Valadares, além das Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Itanhomi, Paróquia São Sebastião de Periquito, Paróquia São Sebastião de Capitão Andrade e Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Sobrália.
Dentro da programação aconteceram momentos de espiritualidade com o pregador Helbert e a agente Nathália, palestra sobre Liderança e Motivação ao trabalho evangelizador e ano Sinodal, X Encontro Mundial das Famílias, apresentação dos setores da Pastoral Familiar (Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial, Casos Especiais, Núcleo de Formação e Espiritualidade, CENAVI e Secretaria/Comunicação), trabalho de discussão em grupo por setores e Plenária Final com apresentação das atividades realizadas e propostas de ações para o ano de 2022. Na oportunidade homenageou-se todas as mulheres presentes pelo Dia das Mulheres.
Estiveram presentes no encontro os padres Assis e Paulo da Paróquia Cristo Redentor, Pe. Eduardo Vasconcelos da Paróquia Santa Terezinha, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar além do Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Félix, que proferiu palavras motivadoras, ressaltando a importância da Pastoral Familiar, do acolhimento, da esperança e da misericórdia, finalizando com uma benção a todos os presentes.
“Experimentamos neste fim de semana a alegria e momentos de reflexão que nos permitiram reavivar em nós a certeza de ser uma única família congregada no amor e na ternura de um mesmo Deus e Pai. Assim, guiados pelo Espírito Santo , revisamos nosso caminhar pastoral e juntos assumimos o compromisso de sermos “maqueiros” para enfrentar os desafios que hoje nos apresenta a realidade das famílias”