Aconteceu na noite desta segunda-feira (21), na Catedral de Santo Antônio, a Missa da Unidade. A Missa constou da renovação das promessas sacerdotais pelo clero e da bênção dos Santos Óleos. Centenas de fiéis e mais de 50 padres, diáconos e seminaristas da diocese de Valadares participaram da celebração, que foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Félix.
Em sua homilia, Dom Félix explicou a importância da solenidade e da renovação sacerdotal. “É momento de unirmos cada vez mais na unidade do ministério da Igreja, buscando, sermos de fato, verdadeiros instrumentos e sinais, verdadeiros sacramentos de Jesus Cristo, bom pastor, que deu a vida pelo seu rebanho”, disse.
Seguindo uma tradição da Igreja Católica, os padres renovam o compromisso de servir o povo de Deus, pela caridade pastoral, pelo anúncio da Palavra de Deus e pela celebração dos sacramentos. Por isso é que também foi feita a bênção dos santos óleos, que são usados durante todo o ano nas celebrações de crisma, batismo e unção dos enfermos.
Ao final da Missa, o representante dos presbíteros, Padre José Gonçalves (Padre Juca) saudou todos os presentes, parabenizou os padres e enfatizou a importante missão de construir a unidade entre bispo, padres e paroquianos. “Eu evoco aqui o grande desejo de Jesus, no capitulo 17, em João. Assim como ele e o Pai são um, eles são unidos, que os discípulos sejam unidos, e que nós tenhamos a graça de também ter esse desejo de Jesus; mesmo nas nossas adversidades que construamos a unidade para que o povo e o mundo possam acreditar naquilo que nós pregamos e vivemos”, disse.
Fotos: Oscarlos Teixeira (Pascom – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes)