O tema do Encontro Mundial do Papa João Paulo II com as Famílias – Família: Esperança da Humanidade – abre o nosso coração à esperança. Olha para o futuro com total confiança, apesar das dificuldades e das hostilidades encontradas, que enfraquecem a instituição matrimonial.
A esperança nos situa na perspectiva do terceiro milênio, que oferece uma ocasião para olhar ao passado, fazer balanços, recolher tantas lições da história na peregrinação da Igreja sobre o olhar de Deus em caminho com a humanidade e, sobretudo, para celebrar a fé com firmes compromissos, tomando nas mãos o futuro, que pertence a Deus, e diante do qual temos que assumir a nossa responsabilidade. Não podemos desertar nas batalhas decisivas da humanidade.
A família vincula-se diretamente com o mistério da Encarnação e com a própria história do homem, observa São João Paulo II na Carta Apostólica Tertio Millenio Adveniente (nº 28), por ocasião do Ano Mundial da Família. Desde Nazaré, onde “o Verbo se fez carne” (Jo 1, 14), liga a mensagem sublime da Sagrada Família, modelo das famílias, fonte inesgotável de espiritualidade e das novas energias que vem desde o Ressuscitado, que atua, com uma dinâmica transformadora, no próprio coração da história, nessa especial revelação do mistério, na plenitude dos tempos, que se identifica com o mistério da Encarnação.
Em Cristo se “revela plenamente o homem ao próprio homem e faz descobrir a sua altíssima vocação” (GS 22) e se decifra o mistério desta célula primordial da sociedade, comunidade de vida e de amor, na qual, como em Caná, o Senhor está presente.
O Senhor segue em direção às famílias, iluminando-as, fortalecendo e redimindo o seu amor, caminhando junto a elas, num diálogo de primorosa solicitude, que precisa descobrir na fé, na oração. Não em poucas circunstâncias, é uma peregrinação difícil, onde se percebe a amargura do não obtido, talvez combates perdidos, e da erosão de muitos lares, porém aonde graças ao contato com os peregrinos de Emaús, em uma causa que parecia deixar em pedaços, renasce a esperança.