/
/
Família: Esperança da Humanidade – 2ª Parte

Família: Esperança da Humanidade – 2ª Parte

O amor redimido conserva energias maravilhosas para responder aos desafios e assumir as necessárias responsabilidades, que o Senhor confia à família e sem as quais a humanidade e a própria Igreja estariam condenadas ao fracasso. Se o futuro da humanidade passa pela família, faz-se necessário ponderar as vastas oportunidades que o futuro prepara e pensar que, em boa parte, respondendo ao Senhor da História, a família é arquiteta do seu próprio destino.

Por acaso, não foi através de uma família, a Família de Nazaré, que o Filho de Deus entrou na história do homem? O Senhor, que habitou entre nós (Jo 1,14), que montou, por assim dizer, como sugere a linguagem bíblica, sua tenda, em nosso meio, assim fez morada, neste lugar concreto de Nazaré, onde Jesus recebeu as primeiras lições, na obediente procura de seus pais.

Esperar é algo que está inscrito no dinamismo humano. Faz parte da índole essencial do homem e é fator determinante o esperar e o modo como se espera. A existência humana não é determinada só pela assunção do presente, mas também pela memória do passado e pela expectativa do futuro, no sentido da esperança ativa, que nos abre para um bem, o conjunto de bens que desejamos. É, pois, próprio do ser humano, esperar, ter esperança. Para o cristão esta esperança se projeta em Deus. Isto gera uma atitude de confiança sem limites na proteção e ajuda de Deus, de tal forma que, quando não se põe a confiança em Deus, ela se torna certeza irresponsável, destinada a ser destruída.

Vivemos um momento da história em que é preciso recompor as coordenadas da esperança verdadeira, que como a verdade e o amor autêntico não engana, porque não é uma construção feita pela mão humana, e em tal sentido, não é “certeza irresponsável”, frágil e enganadora, mas dimensão necessária que se cimenta no Absoluto de Deus.

Fonte: Artigo sobre “Família: Dom e Compromisso, Esperança da Humanidade” do Cardeal Alfonso Lopez Trujillo.
Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias